Imagens recém-divulgadas do Sol revelam que sua camada externa é repleta de “fios magnéticos” formados por plasma a milhões de graus. É o que mostra uma pesquisa conduzida por pesquisadores da Universidade de Lancashire Central (UCLan), no Reino Unido, publicada no periódico científico Astrophysical Journal.

 

As fotos supernítidas foram tiradas pelo telescópio High-Resolution Coronal Imager (ou Hi-C), da Nasa. Segundo os especialistas, o aparelho pode identificar estruturas de até 70 quilômetros na atmosfera solar, o que é equivalente a 0,01% do tamanho da estrela. “Essas novas imagens do Hi-C nos dão uma visão notável da atmosfera do Sol”, afirmou Amy Winebarger, pesquisadora principal do Hi-C, em comunicado.

 

Para o professor Robert Walsh, que liderou a nova pesquisa, as fotos fornecidas pelo Hi-C são extremamente detalhadas e importantes para nossa compreensão da Estrela Mãe do Sistema Solar. “Se você estiver assistindo a uma partida de futebol na televisão em definição padrão, o campo de futebol parecerá verde e uniforme”, comparou o especialista. “Assista ao mesmo jogo em ultra-HD e a cada folha de grama saltará aos olhos.”

 

As novas imagens revelam a presença de fios magnéticos com cerca de 500 quilômetros de largura onde gases eletrificados fluem de um lado para o outro. De acordo com os cientistas, o que causa a movimentação desse material e a formação dessa “teia” é um mistério. Por isso, o intuito da equipe agora é estudar como esses fios são formados e como sua presença interfere nas explosões e tempestades solares.

 

“Essa é uma descoberta fascinante que poderia melhorar nossa compreensão do fluxo de energia pelas camadas do Sol e, eventualmente, [seu caminho] até a própria Terra”, disse Tom Williams, pesquisador de pós-doutorado da UCLan que trabalhou nos dados do Hi-C. “Isso é muito importante se quisermos modelar e prever o comportamento da nossa estrela.”

 

Fonte: Revista galileu


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.