Fotos de: Daniel Alves Brasil, Daniela Alves Brasil e Camila Sanchéz

 

De 2 de julho a 9 de setembro, aos sábados e domingos de manhã, o grupo Refinaria Teatral irá apresentar, em parceria com indígenas da etnia Kariri-Xocó, o Cortejo Encantado, pelas ruas da zona norte da cidade de São Paulo. Serão 20 apresentações que percorrerão os 18 distritos da zona norte.  “Vamos surpreender os moradores por onde vamos passar”, conta o diretor Daniel Alves Brasil.

Cortejo Encantado é uma obra que traz características cênicas da teatralidade nativa. Com cantos, danças e torés tradicionais, o Cortejo traz a força da cultura originária e sua beleza estética. Seres da natureza e as ancestralidades se materializam exalando força.

Serão 11 artistas: Ana Szcypula, Noemi Ayka, Chris Cruz, Angélica Prioste, Yradzu Kariri-Xocó, Everu Kariri-Xocó, Kamoni Kariri-Xocó, Widiane Kariri-Xocó, Daniel Alves Brasil, Cadu Medeiros e Paulo Medeiros. A direção musical é de Cadu Medeiros. Os figurinos são de Liliam Kawatoko. As máscaras e os objetos cênicos são de Daniel Alves Brasil.

Essa circulação da obra Cortejo Encantado é uma ação do projeto Encantados em Momento de Sufocamento, contemplado na 14º edição do Prêmio Zé Renato da Secretaria Municipal de Cultura.

Na pandemia, passamos a levar obras ao ar livre para moradores. Com esse formato, pensamos em retomar e reviver essa prática antiga de apresentar um cortejo na frente das casas dos moradores, de levar a obra até o público e cortejar junto com ele. “Então, vocês da Zona Norte, se preparem porque em algum momento o Cortejo Encantado poderá passar pela porta da sua casa”, conta a atriz Ana Szcypula.

 

Sobre o grupo Refinaria Teatral:

O grupo surge em meados de 2007 como um núcleo de investigação prático para encontrar elementos técnicos que gerem domínio corporal e presença de cena do ator, esse processo se inicia com os dois fundadores, Ana Szcypula e Daniel Alves Brasil. Em 2008 outros artistas interessados na proposta se unem aos fundadores. Em 2009 esse grupo é batizado de Refinaria Teatral, nome que representa o ponto central das atividades, o ato de refinar o trabalho autoral com foco na produção de forças energéticas, sua expansão, relação magnética e criação de personagens arquétipos. Em 2010, o grupo estreia sua primeira obra, a peça “Espelho” e a partir daí inicia uma série de intercâmbios com grupos internacionais e nacionais. Ao longo dos anos criou outras obras e participou de distintas mostras, conferencias e debates. Tem um trabalho sólido na formação de público e configurou um estilo único denominado Teatro Budô. O grupo crê no ato praticante e segue em constante processo de desenvolvimento.

Atualmente realiza uma investigação denominada “Encontro com o teatro de Pyndorama” que objetiva a pesquisa sobre a corporeidade nativa em situação de trabalho cênico, seus ritos, danças, treinamentos e outros elementos da teatralidade nativa dos povos brasileiros.
Lançou o livro Caminho das Pedras que aborda aspectos culturais do grupo.

Site: https://www.refinariateatral.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/refinaria.teatral

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC7XI3Ke_Np8kZM_rXT9loAw

 

Ficha técnica:

  • Direção: Daniel Alves Brasil
  • Direção musical: Cadu Medeiros
  • Produção administrativa: Leandro Ivo
  • Produção executiva: Ana Szcypula e Daniel Alves Brasil
  • Elenco: Ana Szcypula, Noemi Ayka, Chris Cruz, Angélica Prioste, Yradzu Kariri-Xocó, Everu Kariri-Xocó, Kamoni Kariri-Xocó, Widiane Kariri-Xocó, Daniel Alves Brasil, Cadu Medeiros e Paulo Medeiros.
  • Figurino: Liliam Kawatoko
  • Máscaras e objetos cenográficos: Daniel Alves Brasil
  • Maquiagem: Ana Szcypula
  • Captação de imagens e fotografias: Samuel Sabino
  • Assessoria de Imprensa: Bemelmans Comunicações
  • Fotos de: Daniel Alves Brasil, Daniela Alves Brasil e Camila Sanchéz

Fonte: Assessoria de imprensa: Miriam Bemelmans


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.