Caffe sospeso – um termo italiano que significa “café em suspensão” – é o que alguém diz em um café de Nápoles quando se sente generoso e quer pagar a alguém menos afortunado.

 

A tradição voltou à moda na última década, mas o café suspenso é um antigo costume napolitano que surgiu após a Segunda Guerra Mundial, de acordo com o livro de Luciano de Crescenzo Caffe Sospeso , talvez como resultado de pessoas que desejam uma libertação por seus desejos de caridade. .

 

Agora, em sua cultura consciente do COVID, uma versão mais generosa da tradição está varrendo a Itália com ‘compras suspensas’ ( la spesa sospesa ).

 

O COVID-19 causou mais danos na Itália do que em quase qualquer outro lugar, e por causa das dificuldades extremas, as pessoas estão indo às lojas e pagando as guias de compras por estranhos que podem estar desempregados.

 

Estima-se que um em cada dois italianos esteja desempregado – ou no ‘ lavoro sospeso’, trabalho suspenso – desde o início de março, e as pessoas estão começando a se perguntar como conseguirão alimentar suas famílias.

 

A dona da loja, Michela Buccilli, na Piazza San Giovanni della Malva, em Roma, diz que está comparando as doações de quem tem algo de sobra. Um cliente contou à NPR notícias , depois que ela pediu para doar um quilograma de laranjas para um grupo de ajuda local, o dono da loja foi em frente e enviou uma caixa inteira.

 

O poder da internet

 

O COVID-19 fechou dois milhões de empresas italianas e os cidadãos muitas vezes comparam esses desafios aos da Segunda Guerra Mundial.

 

Nos anos 40 e 50, uma pessoa de boa sorte em Nápoles pode fazer um gesto humanitário, depois de pegar um café de um vendedor de rua, como se estivesse “comprando um café para o mundo”. A Itália estava em dificuldades econômicas após a Segunda Guerra Mundial, e era comum as pessoas não terem dinheiro suficiente para um café.

 

Agora, com a Internet do lado, os italianos modernos têm mais oportunidades de apoiar as empresas locais. Um site de gastronomia italiano, Puntarella Rossa, lançou recentemente o calice sospeso “o copo de vinho suspenso”, onde os leitores podem comprar vouchers no valor de 1 copo ou 1 garrafa de vinho em um bar local – resgatáveis ​​após o fechamento dos pedidos de bloqueio.

 

“Fizemos isso como uma maneira de ajudar essas empresas economicamente”, disse Livia Belardelli, blogueira de vinhos do site à NPR. Mas também nutre as comunidades que apóiam as lojas.

 

Desde 1º de abril, Belardelli diz que mais de 150 leitores e clientes pagam vinho em espera em mais de 30 bares.

 

Mas vinho, café e mantimentos não são as únicas coisas que estão sendo “suspensas”. Da marca de roupas sustentável Re-Bello, surge uma campanha de financiamento coletivo chamada One-for-One Mask .

 

Uma rede de notícias italiana o descreveu como ‘ La Mascherina Sospesa ‘ – você adivinhou, a máscara suspensa. Uma pessoa pode comprar uma máscara antibacteriana lavável e os lucros destinam-se a fornecer uma segunda máscara para um refugiado em Chipre através de uma organização europeia de ajuda humanitária Refugee Support Europe.

 

No interior de cada máscara, há uma linha simples que se curva em um sorriso ao lado de uma mensagem bordada “O mundo sorrirá com você”. Até agora, 7700 dos 27.000 euros necessários para o projeto foram acumulados. Você pode contribuir com isso no Indiegogo comprando máscaras para si e para um refugiado (1 máscara para você e 1 para refugiado) ou 2 para 2 ou 5 para 5.

 

Fonte: Good News Network


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.