A artista plástica catarinense Maria Eduarda Boabaid está participando da 5ª Bienal Europeia e Latino Americana de Arte Contemporânea – BELA, com 3 obras no Centro Cultural Correios RJ e 3 no Espaço Cultural Correios Niterói, acrílico sobre tela, onde transforma as palavras em sentimentos, com cores fortes, mostrando que a arte é cura, expressão de vida.
Seu processo criativo começa em suas emoções e percepções, passam pela espátula e renascem nas telas, improváveis de serem decifradas com palavras mas repletas de mensagens e ideias, que encantam e conversam com o observador.
Representada pela marchand Regina Nobrez, da Galleria Tartaglia Arte de Roma, a jovem de 23 anos já possui um currículo de peso, com exposições em várias cidades brasileiras, além de Nova York, Roma, Finlândia, Paris (Louvre) e Bruxelas. Também possui trabalhos em galerias e coleções particulares.
“Arte para mim, é expressão. É deixar os sentimentos falarem por nós. Vivemos em um mundo que teme e foge da vulnerabilidade, mas é através dela, e somente dela, que conseguimos nos conectar profundamente com os outros seres humanos. A arte é uma vulnerabilidade compartilhada, podendo acontecer de diversas maneiras”, explica Eduarda Boabaid, que promete ser a nova promessa da arte abstrata.
A Bienal Bela é um evento itinerante, que teve início na Finlândia e agora está no Brasil, onde vai passar por algumas cidades. O tema é “A Natureza na Arte”, falando sobre conscientização e preservação de ambientes e tradições, com artistas brasileiros, finlandeses e de outros países europeus, além de prestar homenagem a Ivald Granato e Neville D’Almeida.
Sobre Maria Eduarda Boabaid
Nascida e criada em Florianópolis, SC, em abril de 1988, desde pequena sempre se descobriu entre as cores, lápis e desenhos.
Formalmente, tentou manifestar sua arte no Design de Moda e no Design Gráfico, até que, em 2018, sua avó, Elci Irene Marçal Boabaid, deu todo o seu material de pintura a ela, junto com um acervo de recortes de revistas, livros e jornais, com diversas obras de diferentes artistas plásticos. Foi quando a artista dentro dela se sentiu compreendida, encontrando seu verdadeiro propósito na vida – transformar uma tela em branco numa explosão de emoções.
Com influências de Jean Michel Basquiat, Helen Frankenthaler e Samuel de Saboia, Maria Eduarda diz que os sentimentos são muito solitários, confusos e muitas vezes assustadores. Com a pintura, sente que se conecta consigo mesma e com o seu sentir. É através dela que tenta decifrar as emoções que não consegue colocar em palavras, e espera que sua arte faça com que o observador se sinta da mesma forma. Que se sinta abraçado, compreendido, que crie sua própria arte, através dela. Criando, assim, sua definição para aquele sentimento.
Pinturas no Centro Cultural Correios RJ
. O Teu Todo no Meu Pouco
. O Que Nos Resta
. Queima Minha Pele
Pinturas no Espaço Cultural Correios Niterói
. O Bailar das Borboletas
. Sol da Manhã
. Aonde Tudo Começa
Serviço
Artista: Maria Eduarda Boabaid
Marchand: Regina Nobrez (Tartaglia Arte de Roma) – Membro da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e Embaixatriz Cultural com Honoris Causa, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Honra da Arte de Florianópolis.
Exposição: 5ªBienal Europeia e Latino Americana de Arte Contemporânea – BELA
Tema: “A Natureza na Arte”
Locais:
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, RJ
De terça a sábado, das 12h às 19h
Até o dia 09 de janeiro de 2022.
Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói
De segunda a sexta, das 11h às 18h – Sábados, das 13h às 17h
Até o dia 16 de janeiro de 2022.
Assessoria de Imprensa Maria Eduarda Boabaid: Paula Ramagem @_paula_r_soares
Instagram: @mariaeduardaboabaid
Uso de máscaras e comprovante de vacinação são obrigatórios.
Fonte: Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.