As pesquisas e a produção da obra envolveram profissionais do Instituto de Estudos Avançados da USP, e coautores de diversas áreas da PUC-SP e UNIFESP

 

A educação é um assunto que precisa ser amplamente refletida, pois, há sempre novas iniciativas e pensamentos que podem fomentar melhorias significativas para o educador e para os alunos.

 

Na sexta-feira, 10 de agosto às 19h30, os organizadores do livro “Educar para a Liberdade: Diálogos sobre a experiência educativa” farão o lançamento da obra com noite de autógrafos na Livraria da Travessa Ribeirão, em parceria com a Editora Companhia Ilimitada.

 

O livro foi organizado pelas pesquisadoras do Instituto de Estudos Avançados da USP Ana Lydia Sawaya e Marina Massimi, e por Rodrigo Borgheti, Diretor do Colégio Marista Ribeirão Preto, e conta com coautores de diversas áreas da PUC-SP, UNIFESP e USP.

 

De acordo com Rodrigo Borgheti, o objetivo geral deste trabalho é “apresentar o testemunho de uma experiência de formação humana e cientifica na qual se vivenciou um progressiva descoberta  a liberdade.”

 

Educação como prática de liberdade (1969) é o título de um livro escrito por Paulo Freire, cujo pensamento é voltado para a defesa e a prática de uma educação que respeite o ser humano em sua vocação ontológica de ser sujeito: segundo Freire, o ser humano exerce sua liberdade na medida em que, a partir de sua capacidade de diálogo, se compromete com suas circunstâncias e se integra criticamente em sua realidade.  

 

“O livro busca retomar um diálogo preconizado por Freire e quer focar o tema da liberdade na perspectiva da tradição cultural do Ocidente e à luz dos desafios contemporâneos, buscando compreendê-la como uma experiência em formação permanente. Daqui o papel decisivo da educação”, explica Rodrigo.

 

Para os organizadores, a expectativa é de que o leitor seja questionado sobre a importância do papel educativo da liberdade, pois o livro o conduzirá a discussões interdisciplinares sobre modalidades educativas da liberdade, levando em conta situações próprias do contexto brasileiro, sobretudo da pobreza.

SINOPSE

O livro foca o tema da liberdade à luz da tradição cultural do Ocidente e dos desafios contemporâneos, buscando compreendê-la como uma experiência em permanente formação. Parte-se de um panorama histórico das discussões sobre a liberdade e das reflexões de vários filósofos e educadores, em particular Luigi Giussani e sua concepção experiencial de liberdade. Discutem-se então as modalidades educativas da liberdade – levando em conta situações próprias do contexto brasileiro, como a da pobreza – e o consequente desafio educativo diante das patologias da liberdade contemporânea assinaladas por E. Fromm, H. Arendt e P. Freire. Por fim, o testemunho de uma experiência de formação humana e científica na qual se vivenciou um progressivo descobrimento da liberdade.

Serviço: Diretor do Colégio Marista é co-autor de livro sobre educação em Ribeirão Preto

 

Data: 10/08/2018

Horário: 19h30

Local: Livraria da Travessa Ribeirão – Ribeirão Shopping- Loja 279

Endereço: Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, 1540 – Ribeirão Preto (SP).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Lead 


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