Nada melhor que um hit do rei do baião, Luiz Gonzaga, para melhorar o astral de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e agradecer a recuperação de uma paciente com covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. E foi o que aconteceu, em Petrolina, sertão de Pernambuco, no Hospital Universitário e viralizou na internet, nesta quarta-feira, 22.

 

O médico Pedro Diniz, de 40 anos, tornou a sala da UTI em pista de dança e ao som de Asa Branca alegrou o dia da sua paciente e dos profissionais de saúde também. “A ideia foi vencer as barreiras do isolamento físico social e emocional e ficar mais perto dela para transmitir cuidado. Como a relação terapêutica é sempre mútua, nós a ajudamos e ela nos ajudou”, disse o médico ao portal ‘G1’.

A paciente está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com o novo coronavírus, desde o dia 2 de abril, com previsão de alta nas próximas 48h.

 

Para Pedro, o atendimento humanizado é ainda mais importante neste tipo de tratamento já que com a possibilidade de contágio, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) usados pelos profissionais formam barreiras naturais entre médico e paciente.

 

“Eu brinquei que a gente ia fazer um teste exercendo alguma atividade realizando algum esforço, para ver se ela conseguia ir pra casa sem o oxigênio”. “Foi para aproximar e transmitir um pouco mais de afeto, [mesmo] com toda aquela roupa, aquela paramentação, que nos separa das pessoas”, disse o médico depois de ter dançado Asa Branca com a paciente.

 

Fonte: Catraca Livre.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.