belezanaturalggggpp

 

O melasma é um problema muito comum hoje em dia. Trata-se mancha escura que aparece principalmente no rosto de mulheres entre 20 e 50 anos. Segundo a dermatalogista Luciana Garbelini, da FEM Clínica, em São Paulo, o fator que mais contribui para o aparecimento do melasma é o sol. “Tanto desencadeia quanto piora”, explicou a especialista. Os fatores hormonais, como o uso de anticoncepcionais e a predisposição genética, também contribuem. O melasma costuma ainda aparecer durante a gestação.

 

Luciana também explicou que além do aumento do pigmento da pele [melanina] que provoca a mancha escura, ocorre aumento de vasinhos, muitas vezes escondidos embaixo da mancha. A seguir, a especialista esclarece as principais dúvidas sobre melasma.

 

Quem tem melasma não pode tomar sol?
Deve-se evitar a exposição solar sem proteção no local da mancha. A exposição solar em outros locais do corpo não influencia no melasma. O ideal é a associação de protetor solar com cor – o único capaz de proteger contra todas as radiações, incluindo infra-vermelho e luz visível, as vilãs do melasma -, bloqueadores físicos como chapéu ou boné e antioxidantes orais, que intensificam a proteção solar e clareiam a mancha.

 

O melasma acontece só no rosto ou também em outras regiões?
Pode ocorrer, raramente, em outros locais como colo, pescoço e braços. Chamamos de melasma extra-facial.

 

Durante a gravidez, todas as mulheres têm melasma?
Não. Nessa fase, realmente a mulher está mais propícia ao aparecimento das manchas. Acontece que os hormônios estrógeno e progesterona aumentam durante a gestação, logo a mulher fica mais suscetível ao aparecimento do melasma. Mas não ocorre em todas.

 

Melasma é um problema apenas feminino?
O melasma é mais frequente em mulheres, mas também ocorre em uma pequena parcela da população masculina. Existe uma influência hormonal que explica, parcialmente, a maior incidência do melasma nas mulheres.

 

Algum tipo de pele tem maior propensão ao melasma?
A pele negra é mais propensa ao aparecimento das manchas, devido a maior concentração de melanina. Além disso, ela também é bastante sensível aos procedimentos estéticos que podem controlar a disfunção, como é o caso dos lasers.

 

Depilação no rosto pode causar melasma?
Qualquer método depilatório, cera ou laser, caso cause irritação da pele, pode gerar um estímulo ao melanócito e aumentar a produção de melanina, piorando a mancha. Por isso, o uso de laser para depilação deve ser realizado com cautela e com equipamento adequado. Parâmetros de energia errados podem agravar ou desencadear o melasma. A dica é: certifique-se que a máquina/tecnologia tem liberação da Anvisa e se o profissional se encontra habilitado para realizar o tratamento.

 

Fonte: Revista Marie Claire 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.