De 14 a 18 de dezembro, o Mestre Nico vai circular por diversas bibliotecas de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura para apresentar o show A Manipueira. As apresentações são presenciais e gratuitas.

Vão ser 8 encontros para apresentar seu novo projeto que teve o nome inspirado em uma das canções de Mestre Tássio, quem o batizou como mestre de Nico. A Manipueira traz consigo a força mítica e a essência da energia da rua, do maracatu, das bandas marciais e do frevo, é o encontro do sagrado e do profano.

Esse evento é patrocinado pelo projeto Bibliodiversidade – Cultura Popular nas Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo – Sistema Municipal de Bibliotecas.

Mestre Nico é músico, ator e performer pernambucano, brincante da Cultura Popular, mestre caboclo do Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte de Recife, desde os anos 80, onde iniciou seu contato com a música. Integrou a banda Chão e Chinelo, parte do movimento Manguebeat de Recife.

Em São Paulo desde 2003, formou o grupo de Coco de Roda Coco Seco. Em 2005 fundou com outros artistas o bloco carnavalesco Lapa de Urso, que desfila até hoje tradicionalmente no domingo de páscoa, nas ruas do bairro da Lapa. É integrante da banda Batucada Tamarindo, dedicada à música afro-brasileira tradicional e composições autorais. Em 2008 funda o trio Terno Quente, banda dedicada ao Coco de Roda e Coco Rural de Pernambuco. Ministrou oficinas de danças populares de Pernambuco e foi o responsável pela preparação física e musical do espetáculo ‘Homens e Caranguejos’, direção e dramaturgia de Luciana Lyra, adaptação da obra de Josué de Castro. Também foi o responsável pela preparação física e musical do espetáculo ‘Memórias da Cana’ com a Cia Os Fofos Encenam, adaptação de Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, direção e dramaturgia de Newton Moreno, para o qual também ministrou oficinas de Coco e Maracatú Rural.

Vem ministrando oficinas de Coco Rural e de Maracatu Rural – manifestações que envolvem canto, percussão, dança e poesia – em importantes centros de formação, com destaque para o Instituto Teatro Brincante, o Sesc Vila Mariana, a OCA Escola Cultural, os grupos Umoja e Maracatu Quiloa. Atuou no clip O Inimigo Dorme, do músico Siba; Integrou, como ator e músico, os espetáculos ‘Inês – Gil Vicente por Ele Mesmo’ e ‘A Ilha do Tesouro’ da Companhia dos Ícones de 2005 a 2012; Toca com músicos como Siba, Fuloresta do Samba, Anderson Miguel, Alessandra Leão, Karina Buhr e Isaar, Alfredo Bello “Dj Tudo”, Renata Rosa, Junior Barreto, Ortinho e Beto Villares. E com esses artistas e outros participou de festivais como Conexión PE na Argentina, Festival de Helsinki, Festival de Nantes e Festival de Cannes na França, Europalia na Bélgica, Recbeat – PE, Coq.

A agência de produção cultural Japuara, nasce através da resistência e da luta pelo protagonismo das periferias em suas produções e construções de narrativas através da arte. Tem como objetivo difundir as produções periféricas e as culturas tradicionais brasileiras por meio do fortalecimento do lugar de fala dos artistas das periferias, dos mestres e mestras das tradições indígenas e afrodiaspóricas para que então seja preservada a memória das raízes do Brasil.

Desde 2019 a produtora proporciona a vinda e produção de algumas webséries com mestres e mestras da cultura popular, dentre essas produções a Websérie Cavalo Marinho Boi Brasileiro, cujo mestre é Luiz Paixão, que virá para São Paulo realizar 5 oficinas e shows na rede municipal de bibliotecas acompanhado do grupo Baião Lascado.

 

Serviço:

  • Dia 14 de dezembro, terça-feira, às 12h – Biblioteca Castro Alves
    Rua Abrahão Mussa, s/n – Jardim Patente Novo, São Paulo – SP, 04256-190
  • Dia 14 de dezembro, terça-feira, às 16h – Biblioteca Narbal Fontes
    Rua Cons. Moreira de Barros, 170 (com entrada também pela Rua Estefânia Mendes Pereira, 54) Santana

 

  • Dia 15 de dezembro, quarta-feira, às 12h – Biblioteca Mário Schenberg
    Rua Catão, 611 – Vila Romana, São Paulo – SP, 05049-000
  • Dia 15 de dezembro, quarta-feira, às 16h – Biblioteca Prestes Maia
    Av. João Dias, 822 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04724-001

 

  • Dia 16 de dezembro, quinta-feira, às 16h – Biblioteca Cassiano Ricardo
    Av. Celso Garcia, 4200 – Tatuapé, São Paulo – SP, 03064-000

 

  • Dia 17 de dezembro, sexta-feira, às 11h – Biblioteca Paulo Duarte
    R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jardim Oriental, São Paulo – SP, 04321-030
  • Dia 17 de dezembro, sexta-feira, às 16h – Biblioteca Érico Veríssimo
    R. Diógenes Dourado, 101 – Parada De Taipas, São Paulo – SP, 02815-060

 

  • Dia 18 de dezembro, sábado, às 16h – Biblioteca Paulo Setúbal
    Av. Renata, 163 – Vila Formosa, São Paulo – SP, 03377-000

 

Facebook: https://www.facebook.com/JapuaraProducoes

Instagram: @japuara e @mestrenico.coral

 

Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Itinerante

Presencial

Grátis!

 


Fonte: Assessoria de imprensa Miriam Bemelmans


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.