“Ordem na casa com Marie Kondo” tem feito a cabeça dos obcecados por organização desde que estreou, no começo do ano, na Netflix. O programa mostra o método de arrumação da casa desenvolvido pela guru japonesa Marie Kondo, que visita a casa das pessoas colocando na prática seus truques.
De organização, Marie Kondo entende. Ela é autora do livro “A Mágica da Arrumação”, um best seller com milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Foi considerada pela revista Time, em 2015, uma das 100 pessoas mais influentes do planeta, e os vídeos hipnotizantes em que aparece organizando gavetas e dobrando roupas acumulam milhões de visualizações.
O método batizado de “KonMari” é simples na teoria, mas pode ser infinitamente complexo na prática.
O segredo está em categorizar todas as coisas de sua casa. TODAS! Até um grampo de cabelo. Feito isso, é necessário examinar esses itens. Basicamente, a teoria da guru da limpeza é manter em sua vida apenas aquilo que te faz feliz.
Se a resposta à pergunta: “Isso me faz feliz?” for sim, o item será mantido. Do contrário, deve-se agradecer ao objeto que lhe foi útil algum dia e, em seguida, descartá-lo. Isso vale para tudo, desde roupas, livros, papeis, até objetos sentimentais, como cartas e fotos.
A guru garante que esses truques – quando aplicados da maneira correta – evitam que as pessoas percam seu tempo procurando pertences dentro do armário e diminuem as chances da bagunça retornar.
Mais do que organização, talvez o que mais o método KonMari expõe seja a necessidade de frearmos nosso desejo consumista. Após aplicar os truques de organização, as pessoas conseguem enxergar a quantidade de tranqueiras que ficam perdidas em gavetas e percebem ser possível viver com menos.
A guru garante que capacidade de identificar o que vale a pena ser mantido na vida tende a melhorar com o tempo. Há quem diga que o método vale não somente para a organização da casa, mas também para outras áreas, inclusive em relacionamentos.
Se estiver animado com a ideia de organização, confira abaixo alguns passos indicados por Marie Kondo:
PASSO 1. Defina seu estilo de vida ideal e como você gostaria que fosse sua casa
Pare por alguns minutos e pense como você gostaria que fosse cada canto da sua casa. Tente imaginar quais itens você gostaria de ter e onde ficariam melhor posicionados. Ao visualizar uma imagem concreta, torna-se mais rápido o processo de deixar cada coisa em seu lugar. Esta é a chave principal da arrumação.
PASSO 2. Arrume tudo de uma vez só
Há quem tire um dia para arrumar o quarto e outro para dar atenção à organização do escritório, mas para Marie Kondo, o grande problema de arrumar as coisas aos poucos é que as chances de você passar o resto da vida arrumando são grandes.
PASSO 3. Organize por categoria, não por localização
Isso significa que você deve decidir arrumar todos os livros e não arrumar apenas o quarto, por exemplo, já que livros podem estar por diferentes cômodos da casa. Faça uma categoria por vez. A dica é começar pelas mais fáceis, como roupas livros e documentos. Se tiver muitos itens em uma categoria (roupas, por exemplo), faça subcategorias com calças, camisetas e jaquetas.
Deixe para o final objetos que têm algum valor sentimental, como fotos e cartões. Marie Kondo sugere guardar apenas fotos que te fazem lembrar do contexto e trazem um sentimento bom.
PASSO 4. Livre-se do excesso
Ao pegar cada um dos objetos da sua casa, pergunte a si mesmo: isso tem utilidade no momento para mim ou terá no futuro? Isso me faz feliz? Essa pergunta é ainda mais importante, pois mais do que ser útil, aquele objeto precisa te fazer feliz.
Caso a resposta for negativa, não hesite em jogar as coisas fora ou destiná-las para a doação. Deixe várias sacolas só para isso. Você deve ficar apenas com o que realmente ama ou que ainda te deixa feliz.
“Para algumas pessoas serão muitas coisas. Para outras, somente um punhado”, diz a autora. “A chave é trabalhar para identificar aquilo que verdadeiramente produz felicidade, e para a maioria das pessoas não é fácil. Mas é a melhor maneira de nos assegurar de que vivemos com aquilo que nos satisfaz. E na quantidade justa”.
Dicas extras de Marie Kondo:
A melhor maneira de guardar bolsas é uma dentro da outra.
Não compre produtos especiais para organização. A ideia é diminuir a quantidade de itens que possui, e não comprar mais.
O objetivo de um presente se cumpre na hora em que o recebemos. Por isso, não tenha medo de se desfazer de lembranças que recebeu e nunca usou.
Você guarda um monte de fios e cabos que não sabe de onde são? Jogue-os no lixo. Só mantenha aqueles cuja função você possa identificar.
Qual foi a última vez que você abriu um manual de instruções? Eles não servem para nada.
Esvazie o conteúdo daquelas caixas onde guarda objetos aleatórios, como botões soltos, prendedores de cabelo, moedas, canetas e bloquinhos promocionais.
Organize as roupas na vertical. O resultado final é algo como uma biblioteca de roupas.
Fonte: Catraca Livre
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.