A Academia Britânica de Terapia do Som (BAST) estuda os efeitos benéficos de ouvir música para fins terapêuticos há anos.
A nova pesquisa do BAST, o projeto Music as Medicine, tentou identificar exatamente que tipo de música estimula respostas neurais positivas e quanto tempo se deve ouvir antes que essas respostas comecem a ser ativadas.
“A maioria das pessoas ouve ou escuta ativamente música todos os dias e, como seres humanos, tendemos a mudar nossas playlists com base em nosso humor”, explicaram os neurocientistas do BAST.
“Os psicólogos da música provaram repetidas vezes que a música pode afetar a nossa saúde. Então, com isso em mente, não seria ótimo se pudéssemos prescrever músicas para ajudar em certos estados de humor? ”
Foi exatamente isso que eles conseguiram fazer com a Music as Medicine, e alguns dos resultados são realmente impressionantes.
Em uma pesquisa pré-julgamento das 7.581 pessoas envolvidas no projeto, 89% dos participantes disseram que a música era essencial para sua saúde e ou bem-estar.
Música para relaxar
Verificou-se que 13 minutos é o melhor tempo de audição no caso da música para relaxar. Esse tipo de música foi caracterizado com ritmo lento, melodias simples e nenhuma letra, como Weightless, de Marconi Union.
A música desse trio musical de Manchester reduziu os sintomas de ansiedade em até 65%.
“Nossos sujeitos de teste relataram benefícios positivos, incluindo diminuição da tensão muscular, desaparecimento de pensamentos negativos, sensação de paz e satisfação e capacidade de dormir melhor”, exclamou o estudo.
Isso ocorre porque 79% tiveram redução da tensão muscular, 84% tiveram menos pensamentos negativos e 82% tiveram melhores noites de sono ou sentiram-se repousantes e contentes.
Música para a Felicidade
Para aqueles, como o fundador da GNN, que prefere dançar para obter seus benefícios cardiovasculares, ainda menos música é cientificamente encontrada para trazer maior poder às pernas e felicidade à mente.
Depois de ouvir ritmo acelerado e ritmo acelerado com conteúdo lírico feliz por apenas 9 minutos, 89% dos participantes melhoraram os níveis de energia, 65% riram mais e / ou se sentiram mais felizes, 82% se sentiram capazes de assumir qualquer coisa ou se sentiram mais no controle de suas vidas.
Música para processar ou liberar tristeza
Como a tristeza é muito pessoal, as pessoas selecionam surpreendentemente músicas com letras com as quais se conectam. Assim como ouvir relaxamento, 13 minutos foram suficientes para o benefício ideal.
“Ouvir música com tristeza fez com que nossos ouvintes sentissem alívio, ficassem menos sobrecarregados, mais estáveis e menos propensos a serem desencadeados por coisas que os lembrassem do problema”, disseram eles.
87% se sentiram mais estáveis emocionalmente, 84% se sentiram menos sobrecarregados, um recorde 91% sentiu alívio e liberação, enquanto 84% disseram que saíram do outro lado de sua tristeza.
Embora essa pesquisa possa parecer um bônus interessante para fazer o que a maioria de nós gosta de fazer – ouvir música – está na verdade levando a potenciais intervenções terapêuticas como este estudo, que usaram a mesma música que o Music for Medicine “Weightless” para acalmar o pré-operacional ataques de ansiedade.
O estudo descobriu que ouvir a faixa de Marconi Union reduzia os sintomas de ansiedade em pacientes que aguardavam a cirurgia.
Fonte: Good News Network.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.