O primeiro ser vivo no espaço não foi um humano, mas a cadela Russa Laika, da raça Kudriavka. Além dela, vários animais foram usados nos primórdios da exploração espacial para testar o efeito da radiação, da ausência de gravidade e das condições do espaço exterior sobre os organismos vivos. Até que um ser humano pudesse ser enviado.
Com o passar do tempo e avanços tecnológicos, a ida ao espaço não se limitou mais apenas aos astronautas. Empresas como a SpaceX, Boeing, Virgin Galatic, Blue Origin e SNC têm projetos para fazer o turismo espacial se tornar cada vez mais popular.
Nos últimos anos, várias pessoas não astronautas conseguiram ir ao espaço, mas parece que isso se tornou comum demais. Tanto que, como o próximo filme de Tom Cruise terá o espaço como cenário, a Universal Pictures, resolveu mandá-lo realmente para fora da Terra. Além da viagem, de acordo com Donna Langley, a chefe da Universal Pictures, o ator irá ser o primeiro civil a fazer uma caminhada no espaço do lado de fora da Estação Espacial Internacional.
“Tom Cruise está nos levando ao espaço. Ele está levando o mundo para o espaço. Esse é o plano”, disse ela.
Caminhada no espaço
Ainda de acordo com ela, mesmo que o filme esteja mandando Cruise para o espaço, as filmagens dele irão acontecer em sua maioria aqui mesmo na Terra. Nesse novo longa, Cruise interpretará “um cara sem sorte que passa a ser a única pessoa que poderia salvar a Terra”.
Até o momento isso é tudo o que se sabe sobre esse filme, mesmo eles estando trabalhando junto com a NASA e a SpaceX.
Durante uma entrevista dada a revista Variety, Liman e Cruise disseram que o projeto do filme tinha sido apresentado pela primeira vez para a Universal Pictures em 2020. No entanto, por conta da pandemia as negociações sobre sua produção tiveram que parar.
“Quando um produtor propõe algo louco para você, tipo, vamos tentar filmar no espaço sideral, e a NASA e a SpaceX assinam, e Tom Cruise assina você fica um pouco mais receptivo”, disse Liman.
Os planos da Universal são começar as gravações desse filme esse ano, depois que “Missão Impossível 8”, também estrelada por Cruise, terminar. De acordo com fontes, o orçamento para essa produção é de 200 milhões de dólares. Então, o salário do ator pode ser entre 30 e 60 milhões de dólares.
Viagem
Mesmo que Cruise seja o primeiro ator a fazer um caminhada no espaço, outro já foi enviado à ele. William Shatner, o eterno Capitão Kirk da série “Star Trek” se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço, aos 90 anos de idade. Esse feito foi atingido em outubro de 2021.
O ator voou durante 10 minutos na cápsula New Shepard, da Blue Origin. A decolagem da cápsula, sem piloto, aconteceu às 11:50h, no horário de Brasília, saindo de uma base no Texas, nos Estados Unidos.
Com esse voo, Shatner bateu o recorde de tripulante mais velho a ir ao espaço que antes pertencia a Wally Funk, de 82 anos. Essa mulher foi parte da primeira viagem de Bezos ao espaço, aproximadamente três meses antes.
Nessa viagem, além de Capitão Kirk foram mais outros três tripulantes. Foram eles: Audrey Powers, vice-presidente de missão e operação da Blue Origin; Chris Boshuizen, cofundador da empresa de satélites Planet Labs; e Glen de Vries, cofundador da empresa de software Medidata. Todos experimentaram a gravidade zero durante quatro minutos, além de terem uma vista inacreditável do nosso planeta.
No voo, a tripulação ultrapassou a Linha de Kármán, que fica a 100 quilômetros acima do nível do mar. Esse é o limite que se convencionou para definir o começo do espaço. No entanto, a NASA e o Exército dos EUA consideram que essa barreira já é alcançada acima de 80 quilômetros.
“Eu espero nunca me recuperar disso. É muito maior do que eu e do que a vida. O que você proporcionou para mim foi a mais importante e profunda experiência”, disse Shatner à Bezos depois que ele voltou da viagem.
Fonte: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-primeiro-ator-a-fazer-uma-caminhada-espacial-sera-tom-cruise/
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.