Quando estamos aguardando para viver alguma emoção… emocionante, é inevitável sentir aquele friozinho na barriga, uma sensação bem difícil de explicar que acontece bem na boca do estômago. Mas afinal, por que sentimos frio na barriga?

 

O frio na barriga acontece em função de uma reação que acontece no cérebro causada por situações de estresse, medo, vergonha e nervosismo que acabam gerando uma reação física nos órgãos abdominais. Essa dita reação cerebral ocorre no córtex cingulado anterior. É lá também o espaço responsável por algumas funções singulares e autônomas tais como o ritmo cardíaco e também a pressão sanguínea. É por isso que as fortes emoções que vivemos tem relação direta com sensações físicas facilmente percebidas.

 

Isso tem total ligação com nossos antepassados já que este tipo de situação de estresse exige ação, então todo o sistema nervoso simpático comanda e prepara o corpo para uma reação rápida que envolva lutar ou fugir. Nessas situações muita adrenalina é liberada, isso aumenta a frequência cardíaca e ainda faz com que o sangue do intestino seja desviado para os braços e as pernas, assim prejudicando a digestão. Esta ação contrai os vasos sanguíneos desta parte do corpo e o fornecimento de sangue e oxigênio para o estômago diminuem. Tudo isso causa a famosa sensação de frio na barriga, também comumente chamada de borboletas no estômago.

 

 

Fonte: TriCurioso.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.