Se tenho um sonho nesta vida é ver a dita belíssima Aurora Boreal. Porém, caso você não conheça esse fenômeno tão especial, acompanhe a materia… Tenho certeza que você também irá se apaixonar.

 

Pois bem, a aurora boreal é considerada um fenômeno composto pelo brilho visto nos céus noturnos de locais específicos do globo, assim sendo possível vê-los a olho nu. As cores da aurora boreal são bastante diversificadas, porém pode ser predominantemente de uma cor única também. As mais comuns são verde, azul e rosa. Ela ocorre especificamente na parte Norte do globo, porém vale lembrar que existe também a aurora astral, assim compondo as auroras polares.

 

Infelizmente, pessoas que vivem e/ou estão distantes dos polos magnéticos do planeta não conseguem ver o fenômeno. Isto porque elas são formadas em função do impacto das partículas de vento solar em combinação com a alta atmosfera, assim ocorre uma canalização realizada pelo campo magnético terrestre que permite que vejamos as cores e as luzes extraordinárias. Ou seja, em resumo, são os ventos solares combinados com o campo magnético da Terra que promovem este show natural.

 

Quais são os melhores lugares para ver a aurora boreal?

Existem diversos lugares onde o espetáculo ocorre. Um dos mais queridos pelos turistas fica em um lago chamado Jokulsarlon, na Islândia. Isto porque lá existem icebergs enormes que fazem as luzes serem ainda mais refletidas. O Alasca, EUA, também é bastante procurado para este fim, assim como a Finlândia e a Noruega também em função de seus fiordes. Agora, um dos mais belíssimos locais para ver o fenômeno fica na Groenlândia, porém é bastante difícil chegar aos pontos de maior visibilidade. No Canada, Escócia e Suécia também é possível avistar o fenômeno.

 

 

Fonte: TriCurioso.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.