Muitas pessoas têm medos exagerados, e esses medos são chamado de fobias, é uma aversão e temor exagerado de alguma coisa ou animal. É um transtorno psicológico que pode ser tratado, mas você já ouviu falar da afobia? Será que você tem essa fobia? Veremos.

 

É claro que todas as pessoas têm medo de algumas coisas, pode ser de uma coisa boba, mas tem medo. Os homens não gostam de admitir, mas eles também têm medos. Talvez você não tenha nenhuma fobia, pois a fobia é um medo mais exagerado, é um temor, mas medo de algo você provavelmente tem. E às vezes você não sabe, mas tem afobia.

 

A Afobia é medo de não ter medos, é uma fobia de não ter fobia nenhuma, deu para entender? Um indivíduo que tem afobia tem medo de não ter medo em alguma situação que deveria provocar algum medo. Ainda está confuso? Vamos explicar melhor dando um exemplo. Uma pessoa que tem afobia sente pavor em estar em uma situação, por exemplo, em frente a uma cobra, e não ter medo dela, sendo que deveria ter medo e sair de perto.

 

Essa fobia é estranha quando falamos, mas nem tão estranha quando vamos refletir no que ela significa. Como já foi dito, as pessoas sentem medo, isso é natural, mesmo que seja uma coisa boba e todo mundo tem medo de alguma coisa. E não ter medo em algumas situações é até complicado, pois você pode correr perigo por causa disso.

 

Citamos o exemplo da cobra, mas podemos falar aqui de diversas situações em que é preciso ter medo para garantir a sobrevivência. Já vimos centenas de pessoas morrerem porque foram corajosos na hora errada, como por exemplo, em um assalto a mão armada ou quando uma pessoa é feita refém, mas acaba dando uma de herói e morre.

 

Você não precisa ter afobia, até porque, quem tem esse tipo de problema precisa tratar para acabar com ele, mas é preciso ter medo, você precisa sentir medo em alguns momentos da vida, o medo é natural e instintivo. O medo faz você sobreviver, é assim com todo ser vivo, quando um animal sente medo ele foge e se esconde e isso faz com que sua vida seja preservada.

 

Vejamos agora algumas fobias bem diferentes:

 

Filemafobia – medo de beijar;

Onfalofobia – medo de umbigos;

Eisoptrofobia – medo de se olhar no espelho;

Deipnofobia – medo de jantar em família ou com amigos.

 

Fonte: Curioso Mundo


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.