Caso você seja um grande fã de esporte, já deve ter percebido que todo início de fevereiro é época do maior espetáculo do futebol americano: o Super Bowl. Apesar de não ter tão popular no resto do mundo como em sua terra natal, o futebol americano tem ganhado um número impressionante de adeptos de várias partes do planeta, incluindo o Brasil. Por isso, hoje falarei um pouco sobre o Super Bowl e por que ele é tão importante dentro do cronograma esportivo americano.
O Super Bowl é a grande final da National Football League (NFL), o campeonato profissional de futebol americano dos Estados Unidos. O jogo é disputado pelos vencedores da duas conferências que compõem a liga: a National Football Conference (NFC) e a American Football Conference (AFC). O jogo é hospedado em uma cidade diferente a cada ano e costuma ser realizado no início de fevereiro.
O Super Bowl nasceu em 1966 logo depois da fusão entre as 2 maiores ligas de futebol americano da época, a National Football League e a American Football League. O acordo abriu espaço para a realização de um jogo de final de temporada, sendo que embora a fusão só fosse ser totalmente concluída em 1970, o primeiro jogo desse tipo foi disputado no Los Angeles Memorial Coliseum em 15 de janeiro de 1967. Transmitido em duas redes de televisão, o jogo mostrou os jogadores do Green Bay Packers derrotarem os do Kansas City Chiefs por um placar de 35 a 10. O nome “Super Bowl” só viria a aparecer pela primeira vez em 1969, assim como o uso de algarismos romanos na logomarca do evento, uma tradição que dura até hoje.
O dia do jogo do Super Bowl se tornou algo tão emblemático entre os americanos que acabou se transformando em uma espécie de feriado não oficial, com festas em casas, bares e restaurantes por todo o país. A semana anterior ao jogo é sempre marcada pela extensa cobertura da mídia especializada e pela instauração de uma atmosfera festiva na cidade anfitriã. O jogo em si também é acompanhado de muitas cerimônias bastante elaboradas, além de também contar com um show musical de uma grande celebridade durante o intervalo.
Desde a sua criação, o Super Bowl sempre figurou na liderança da audiência da TV americana. Como resultado, o valor pago pelas empresas para ter o seu anúncio exibido durante o comercial do jogo se tornou um dos investimentos publicitários mais caros do mundo, quebrando recordes todos os anos. Por exemplo, no Super Bowl de 2018, as empresas anunciantes tiveram que desembolsar cerca de 5,05 milhões de dólares para expor a sua propaganda por apenas 30 segundos. Como resultado, essas propagandas geralmente contam com celebridades e cineastas notáveis, na esperança de impressionar o grande público do Super Bowl.
Fonte: TriCurioso.
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.