Oi, galera! Aqui é a Alicia, Teté para os íntimos. Como este é o meu primeiro post no Blog da Galera, pensei em algo que é a minha cara: criatividade! Ser criativo é uma qualidade bastante valorizada, pois em qualquer situação a criatividade é bem-vinda. Há quem diga que essa característica é um dom, mas eu acredito que é possível desenvolvê-la de formas simples no dia a dia e, por isso, separei oito dicas de como você pode ser tornar mais criativa.
Para muitos, a criatividade surge no caos, naquele momento em que você precisa de uma ideia o mais rápido possível, mas nada vem à mente. Porém, nessas horas de pressão, o famoso bloqueio criativo pode surgir e gerar ainda mais desespero. É absolutamente normal você passar por situações de bloqueio criativo durante a vida, mas relaxa que para tudo se tem um jeito!
Não tenha medo de testar coisas novas
A falta de criatividade pode ocorrer pelo simples fato de você não sair fora da caixinha. Passar a ouvir músicas que você não está acostumada, conversar com pessoas diferentes e tentar reciclar uma criação já feita por você podem ser boas maneiras de expandir a mente!
Tenha um caderno de anotações
Muitas vezes, temos ideias aleatórias durante o dia e as deixamos escapar. Para isso não acontecer, tenha sempre um caderninho a mão. Mesmo que você pense que a ideia não é tão boa, anote mesmo assim. Ela pode servir de inspiração ou até mesmo para se juntar a uma nova ideia que possa surgir.
Pratique o brainstorming
O brainstorming nada mais é do que uma chuva de ideias. Nele, você precisará de uma ideia inicial para depois tentar reunir o maior número possível de novas ideias, experiências e pensamentos aleatórios sobre o tema escolhido. Anote tudo em um papel ou tente fazer um mapa mental para se organizar melhor. O brainstorming é uma técnica valiosa que pode te ajudar em situações de bloqueio criativo!
Encare o mundo de outras maneiras
Geralmente, estamos acostumadas a viver sempre da mesma forma, com uma rotina fixa e pensamos de que o mundo e a vida sempre serão assim. Há dez anos, era tudo diferente, ou seja, as coisas estão constantemente mudando. É preciso observar a realidade de outros jeitos! Tente ir além do óbvio.
Descanse a mente
Para que os pensamentos estejam alinhados, descansar a mente é necessário. Do que adianta ter milhares de ideias e não saber organizá-las? A meditação, a música ou uma simples caminhada pode te ajudar nessa, viu?
Alimente seu conhecimento
Saber se expressar sobre diversos assuntos é interessante para a criatividade. Estudar temas antes totalmente desconhecidos por você pode te ajudar muito! Que tal fazer uma pesquisa diferentona só por curiosidade? A vida é uma constante aprendizagem e todos nós temos algo a ensinar. Então, aprender assuntos novos só tem a acrescentar.
Foque no diferencial
Imagine-se rolando a página da sua rede social favorita. Você está no tédio, não encontra nada de novo, parece que é tudo igual. Até que você encontra um post muito colorido sobre uma simples receita de vitamina para o café da manhã. Você começa a ler, pois está tudo tão organizado, bonito e diferente! Essa situação me ocorreu há alguns dias e eu parei para refletir que realmente o diferencial tem um peso muito grande para uma boa criação de conteúdo.
Bote a coragem pra jogo
Como dito no primeiro tópico, sair da caixinha é importante e a coragem tem muito a ver com isso. Se permitir testar novas opções é ser corajosa e deixar o medo de pensar de lado é um ato de confiança, para que assim seja possível vencer o terrível bloqueio criativo.
Bom, galera, a Teté vai ficando por aqui – mas já, já apareço de novo! Espero que tenham curtido essas dicas simples mas eficazes, e fiquem à vontade para compartilhar mais!
Fonte: Capricho.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.