Muitas vezes eu me fiz essa pergunta. Por que eu não consigo emagrecer, meu Deus? A pergunta que eu me fazia também era queixa de outras pessoas. E elas me falavam isso, alegando que estavam fazendo tudo tão di-rei-ti-nho e nada de a balança ceder! Então, como a função desse blog é ajudar quem quer emagrecer (com humor, claro), eu pensei: putz, vamos elencar dez razões que podem estar impedindo o sucesso na dieta. Quem me ajudou nessa empreitada foi a nutricionista Fuca Araújo (ela praticamente aboliu o Flávia da certidão), uma gata esportista que trabalha pra mudar o corpicho alheio.

 

Anote:

 

Metabolismo:

Se o bicho anda lento e preguiçoso, a coisa complica, porque fica mais difícil queimar as calorias. E por que está lento? Podem ser razões diversas, desde fatores genéticos, passando pelo percentual de massa magra, até alimentação e, claro, prática ou não de atividade física. O que fazer? A dica é fracionar as refeições, comendo quantidades menores, e de três em três horas; caprichar nos exercícios aeróbicos (o que acelera a frequência cardíaca); fazer musculação (o que aumenta a massa magra), incluir alimentos termogênicos no cardápio (pois elevam a temperatura do corpo e, por isso, também aceleram o metabolismo).

 

Estresse:

Capotei com essa informação. Achava que estresse era desculpa de gordo (me incluo) que desconta os problemas na comida. Sabe comer alface no restaurante a quilo e bombom escondido? Mas descobri que o estresse provoca desequilíbrio na flora intestinal. E isso compromete a eficiência com que o organismo processa os alimentos e seus nutrientes, aumentando a absorção das calorias.

 

O estresse é um dos inimigos para quem está tentando perder peso

 

Noites mal dormidas:

Ah….o sono. Quando dormimos, liberamos o hormônio lepetina, que ajuda a regular a fome e a manter equilibrado e ativo o metabolismo. Além disso, quando a gente dorme mal, acorda noutro dia sem energia. E costuma compensar isso com alimentação – em geral errada ou excessiva. É interessante, então, relaxar antes de dormir, evitando, por exemplo, checar os e-mails na cama.

 

Suplementação, uau!

Agora está na moda tomar vários tipos de suplementos antes ou depois do treino. Só que a coisa pode ser um tiro no pé. Se a sua amiga saradérrima está tomando whey por recomendação da nutricionista, isso pode ser ótimo pra ela, mas não necessariamente pra você. Que em vez de chapar a barriga, vai engordar. Fique esperto.

 

Sou super saudável e não emagreço:

Gente, calma lá. Não adianta comer saudável e nas quantidades erradas. Você pode até engordar. Enche o prato de quinoa, aveia e afins porque tá na moda. Come um pote de granola com mel… Vixe, se ferrou. É preciso saber balancear o prato na qualidade e na quantidade. O ideal é se consultar com um profissional que pode adequar a dieta certa em linha com o seu dia a dia.

 

Ficar muitas horas sem comer:

Passou o dia com uma salada na barriga, aí à noite come um pacotinho de salgadinho em frente à TV. Não rola. Ficar muito tempo sem comer deixa o metabolismo lento. E pode ser uma grande cilada. Afinal, quando um buraco se abre no seu estômago, você se atraca na primeira coisa que vem pela frente. Além disso, pode comer mais do que deveria. Furada.

 

Alimentação errado impede os avanços de quem malha muito

 

Comer errado antes, durante e depois do treino:

Bem… aí que você malha igual um desgraçado e nada… Pode estar fazendo algo errado. Por exemplo: treinar em jejum, diferentemente do muita gente pensa, não ajuda a queimar gordura. O problema é que, se não há a ingestão de carboidrato pra queimar, o corpo se alimenta dos músculos. E aí? Aí que você perde massa magra e, com menos músculos, o metabolismo fica mais lento.

 

Cortar totalmente o carboidrato, resolve?

Bem, se você seguir uma dieta low carb equilibrada, vá lá. O problema é que a pessoa pode ter impulsos por comer doces… Ou exagerar em outros grupos alimentares, tornando a dieta super calórica.

 

Exagerar no fim de semana vai arruinar seus resultados

 

As jacadas do fim de semana:

Do que adianta fazer dieta direitinho a semana toda e no fim de semana, pá: colocar tudo a perder, comer dois caminhões e beber até morrer? Beber sexta, sábado e domingo afeta, sim, a dieta, compromete o resultado e pode eliminar os ganhos obtidos durante a semana.

 

Ah é diet, pode!

Achar que light e diet são a solução da vida… Vixe, tudo errado. Pra emagrecer, é preciso comer comida de verdade.  Produtos industrializados, versões light e diet podem ser uma enganação. Às vezes, um bom prato de arroz integral e feijão é mil vezes melhor que aquele (aparentemente) inofensivo docinho light.

Espero que as dicas te ajudem, sempre lembrando que, o ideal (dentro do mundo possível) é que você consulte um profissional e faça exames de rotina. Um distúrbio hormonal pode estar deixando você sem o sabor da vitória.

 

 

Fonte: Veja SP


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.