Alguns países conseguem ser líderes mundiais em inovação e desenvolvimento de ideias, produtos e sistemas de maneira eficiente, mas qual o seu segredo?

 

Nos EUA existe um retrospecto de combinação de saberes baseado em uma trinca que envolve o poder público (grana e interesses estatais e militares), o mercado econômico (com seus investidores e as necessidades financeiras de lucro e equilíbrio) e também os campus universitários.

 

Ambientes como o da Universidade de Stanford, que junto com o Vale do Silício, criam produtos, sistemas e aplicativos e também os grandes festivais que juntam tecnologia e cultura, como o TED e o SXSW, usam esta parceria entre os empreendedores do mercado e os pesquisadores e cientistas que desenvolvem o futuro nas universidades.

 

A grande questão que vivemos atualmente é como conciliar isso no Brasil, extraindo das grandes mentes jovens que habitam nosso país o material de pesquisa e desenvolvimento que irá propulsionar o crescimento e realizar a transformação.

 

Um dos eixos do movimento de transformação PUCRS 360 é a Educação integral.

 

Ao longo da graduação, a Universidade permite que sejam realizadas experiências de empreendedorismo, criatividade, ciência, tecnologia e meio ambiente. O foco é ampliar a formação humana, com ênfase ao empreendedorismo.

 

PUCRS entende que a chave do futuro está na qualidade dos relacionamentos e nas pessoas. A maneira como as pessoas se relacionam, com serendipidade, liberdade para criação e também a busca pelo conhecimento são permitidos por meio de ambientes para inovação, empreendedorismo e tecnologia.

 

Neste quesito, a PUCRS desenvolveu alguns hubs que possibilitam esse pensamento criativo:

 

Raiar – É um ambiente de Desenvolvimento de Startups da PUCRS tem como propósito estimular e operacionalizar a visão empreendedora da comunidade PUCRS. Por meio de diferentes mecanismos, apoia projetos de negócio, dando suporte em assessorias e infraestrutura, transformando-os em empreendimentos competitivos e prontos para atuarem no mercado.

 

Crialab – É um laboratório de experiências em processo criativo. Um espaço em permanente transformação dedicado a interações construtivas.

 

Tecnopuc – Reconhecidos três vezes (2004, 2009 e 2016) como o melhor Parque Científico e Tecnológico do Brasil pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Tecnopuc é um dos principais ecossistemas de inovação do País, abrigando mais de 130 empresas e 6,5 mil profissionais. A atuação do Parque ocorre com base no tripé pessoas, criatividade e inovação, a qual o transformou em uma referência nacional e latino-americana onde o resultado do que é pensado e criado extrapola suas fronteiras. Jovens em formação podem encontrar no Tecnopuc uma infinidade de oportunidades, tendo em vista que as mais 130 empresas presentes (grandes e startups) atuam em áreas diversas como ciências da saúde, tecnologia da informação, indústria criativa e energia. Esse guarda-chuva de oportunidades se torna ainda mais rico para esses estudantes devido à sinergia que ocorre entre as empresas. Essa troca de conhecimento e experiência de forma orgânica pode ser um grande diferencial na construção da carreira de um jovem profissional.

 

Centro Tecnológico Audiovisual do RS (Tecna) – é um centro de referência para a Indústria Criativa, com ênfase no audiovisual e na tecnologia. Abriga completa infraestrutura de produção e pós-produção de conteúdos digitais criativos, cluster empresarial, centro de formação permanente e laboratórios de pesquisa.

 

Idear – O Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS trabalha o empreendedorismo enquanto competência que envolve a mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes, o exercício da criatividade, do pensamento crítico e do exercício da autonomia.

 

A PUCRS é uma grande referência em inovação, empreendedorismo e tecnologia. É uma universidade que permite que o estudante possa usar a sua criatividade. Uma das questões que lidaremos no futuro é COMO transformar a energia criativa que é natural nas pessoas em criações efetivas que tragam crescimento para a espécie humana. O futuro precisa ser trabalhado, ensinado e aprendido.

 

Fonte: Infosfera


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.