maringa

 

O início da alfabetização infantil é um momento aguardado pelos pais, mas, muitas vezes, devido à ansiedade, eles podem acabar pressionando os filhos, sem entender que cada criança tem seu tempo.

 

Para ajudar as famílias nesse momento, nesta semana, nos dias 6 e 8 de março, o Colégio Marista Maringá realiza apresentações realizadas pelos professores do Colégio, além da participação de uma especialista da UEM, para conversar com os pais e explicar como acontecem os processos de desenvolvimento da linguagem e aprendizagem da leitura e escrita.

 

Para os pais das turmas da Educação Infantil, na quarta-feira, 8 de março, o tema do encontro será “Nossas crianças sabem escutar e falar? Como isso reflete na aprendizagem e desenvolvimento?”, e contará com a presença de Giselma Cecília Serconek, ex-professora Marista, mestre em Educação e professora do curso de Pedagogia da UEM.

 

 

Segundo Ana Maria Tono Mochi, coordenadora psicopedagógica do Colégio Marista Maringá, a palestra abordará o desenvolvimento da linguagem que antecede o processo de letramento. “Os pais podem ajudar ao estimular diálogos, fazer questões e esperar respostas, orientar nos momentos em que se deve falar e em que se deve respeitar a fala dos outros. É necessário que a criança entenda o funcionamento da comunicação para desenvolver posteriormente a leitura e escrita”, afirma.

 

 Já a aula aberta da segunda-feira, dia 6 de março, direcionada para os pais dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, foi promovida pelos professores das turmas, que explicam os métodos utilizados para aquisição da leitura e escrita. Além disso, os professores dão dicas de como as famílias podem ajudar nas tarefas e outras responsabilidades escolares.

 

“Atualmente o método de alfabetização é muito diferente daquele que os pais dos alunos tiveram, por isso fazemos esta apresentação. Eles, muitas vezes, veem os filhos escrever na fase silábica, por exemplo, e acham que está errado, repreendendo-os, mas é importante entender que faz parte do processo”, esclarece Ana Maria.

 

 

 

Sobre o Colégio Marista Maringá

Inspirado em valores sólidos e acompanhando as mudanças da sociedade, o Colégio Marista Maringá, parte do Grupo Marista, baseia-se na excelência de mais de 60 anos em Educação para formar agentes de transformação. Localizado na cidade de Maringá (PR), contribui no desenvolvimento de gerações de profissionais, líderes sociais, expoentes na política, nas ciências e nas artes. Seus 1.814 alunos dispõem de ampla infraestrutura e uma aprendizagem que inicia na Educação Infantil e se aprofunda ao longo dos Ensinos Fundamental e Médio. O compromisso com os resultados envolve preparação para todas as provas da vida. Outras informações, acesse: www.colegiosmaristas.com.br

 

 

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação,Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações dehumanização,conscientização e prevenção. NaComunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Lead Comunicações


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.