E que tal começar o ano de 2018 com um fenômeno lunar? Pois fiquem vocês sabendo que nesse mês acontece a união de fenômenos raros. Pois bem, a rara coincidência envolvendo a lua vai envolver, no mesmo dia, a Lua Azul, a Lua de Sangue e ainda a Superlua. A Lua de Sangue, para quem não sabe, vai acontecer em decorrência a um eclipse lugar. Mas nós vamos explicar cada um dos fenômenos para vocês.

 

A NASA está chamando esse fenômeno de “Superlua Azul de Sangue” (Super Blue Blood Moon). Infelizmente, caros leitores, o eclipse aqui no Brasil poderá ser visto apenas de algumas localidades no extremo norte do país. Mas apenas o eclipse, pois na maior parte do Brasil será possível admirar toda a beleza da Lua Cheia em seu perigeu, o chamado Superlua. Mas o que são esses fenômenos? A gente explica para vocês.

 

Lua Azul

 Esse é o nome dado a segunda lua cheia que acontece em um mês e por ser apenas uma referência no calendário, não existe nenhuma relação com alguma alteração do satélite, é apenas um nome dado.
Eclipse Lunar

No dia desse fenômeno a Lua será coberta pela Terra e sua coloração mudará para uma tonalidade avermelhada. Por que? Pelo simples fato da lua não ser atingida pela luz do Sol.

 

Superlua

Já a Superlua acontece quando ocorre dois eventos cósmicos. Um é o alinhamento do Sol, Terra e Lua, de modo que a face lunar fique completamente iluminada pela luz do Sol ou alinhada de maneira oposta. O outro evento é o perigeu, ou seja, a aproximação máxima da Lua em relação à Terra durante sua rota orbital ou até 90% próxima desse ponto. Quando o perigeu acontece, o satélite no céu aparece cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que o apogeu (quando está mais distante).

 

Essa coincidência da Superlua com um eclipse não acontece desde 1982. Por isso, esse é um evento raro que deve ser admirado.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.