Um experimento realizado pela Universidade Estadual de Iowa (ISU), nos Estados Unidos, chegou a uma técnica simples capaz de melhorar o humor. A chave para isso, segundo os pesquisadores, é a prática de empatia.

 

A conclusão veio após o estudo dividir os universitários em quatro grupos e sugerir uma caminhada de 12 minutos pelo campus. As pessoas do primeiro grupo foram orientadas a praticar pensamentos amorosos e gentis e desejar felicidade a pessoas com quem cruzassem.

 

5 DICAS DE FELICIDADE DO HOMEM MAIS FELIZ DO MUNDO

Aos participantes do segundo grupo, coube a tarefa de pensar em coisas que pudessem ter em comum com os alunos que encontrassem, como aulas, medos ou gostos parecidos. Já o terceiro grupo deveria pensar em como eles eram melhores do que as pessoas que viam pelo campus.

 

O quarto grupo foi instruído a apenas observar detalhes de vestuário e maquiagem, por exemplo, sem qualquer julgamento.

 

Ao fim da caminhada, os participantes fizeram um teste para medir seus níveis de sentimentos, como ansiedade, empatia, conectividade, felicidade, carinho, contentamento e narcismo.

 

O primeiro grupo foi o que obteve uma resposta positiva melhor, com níveis de empatia, conectividade e carinho mais consideráveis.

 

Ao contrário do esperado, as pessoas que marcaram níveis altos de narcisismo tiveram a mesma tendência para ter pensamentos gentis, em comparação com pessoas com baixos níveis narcisistas.

 

Os pesquisadores também observaram que o grupo que pensava que a própria vida era melhor que a dos demais apresentou baixos níveis em sentimentos positivos. A conclusão foi de que qualquer tipo de comparação social fará com que o indivíduo se sinta para baixo.


Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.