Costuma-se acreditar que o alimento cozido é mais saudável do que o frito e que as batatas fritas são um dos pratos mais prejudiciais do mundo. Mas será verdade?
Cientistas da Universidade de Granada, na Espanha, realizaram um experimento para descobrir como as diferentes formas de preparação dos legumes afetam a quantidade de polifenóis contidos neles. Os polifenóis são poderosos antioxidantes, que reduzem o risco de doenças oncológicas (câncer).
Durante o experimento, as batatas, a cebola, a berinjela, a alcachofra e os pimentões foram cozidos, assados ??e fritos em azeite de oliva e, em seguida, os pesquisadores compararam quais vegetais mantiveram a maior parte de suas propriedades positivas.
Os pesquisadores tiveram uma grande surpresa: descobriram que a maioria dos antioxidantes se conservavam em vegetais fritos no azeite, sem adição de água. O que acontece é que, quando são cozidos, os polifenóis e outros nutrientes dos vegetais vão para o caldo e, quando são fritos no azeite de oliva, não apenas são preservadas suas qualidades, como os nutrientes do azeite passam para o alimento.
Portanto, pode-se concluir que a ingestão de batatas cozidas não é tão saudável quanto as fritas, ??porque perde a maior parte das suas propriedades positivas durante o cozimento. Ao mesmo tempo, as batatas fritas preparadas no azeite de qualidade vão deixá-lo mais feliz com o sabor, além de beneficiar a sua saúde. O importante é conhecer a medida de tudo!
Fonte: Incrivel Club
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.