Publicada no renomado periódico científico The Lancet, uma revisão de pesquisas sugere que a formação médica deve ser aprimorada no que diz respeito à nutrição — até considerando o papel central da dieta na manutenção de uma rotina saudável.

 

Para Nancy de Araújo Aguiar, vice-presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, é de fato essencial que todos os profissionais de saúde se apropriem de temas ligados à área. “Assim, serão apoiadores das ações de educação alimentar e nutricional”, diz. “A alimentação é o principal fator na prevenção de doenças e na melhoria da saúde”, reforça Nancy.

 

Segundo o estudo, os médicos necessitam de conhecimentos nutricionais para sustentar a integração desses cuidados no dia a dia. Procurado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) não se manifestou a respeito até a publicação dessa nota.

 

Diabetes: a dieta certa facilita o controle do açúcar no sangue. E pode ser gostosa!

Colesterol alto: com mudanças no cardápio, as taxas podem cair significativamente.

Hipertensão: o sódio, que eleva a pressão, está em vários alimentos. É fundamental maneirar nele.

 

Fonte: Saúde Abril.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.