5 Benefícios da Pintura em Tecido Para a Saúde que Vão Mudar Sua Vida.
Que a pintura em tecido é uma arte muito prazerosa, todos nós sabemos.
Mas você sabia que esse artesanato oferece benefícios comprovados para sua saúde?
São inúmeros estudos e pesquisas realizadas com grupos de jovens, adultos e idosos, e todos eles apresentam o mesmo resultado: fazer artesanato faz bem pro corpo e pra mente.
Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo apontou que idosos que fazem algum tipo de artesanato têm sete vezes menos chances de apresentarem doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, por exemplo.
Por isso, resolvemos mostrar pra você os 5 maiores benefícios que a pintura em tecido pode oferecer para a sua vida e como eles farão diferença no seu cotidiano.
Confira logo abaixo.
Estimula a criatividade
A pintura em tecido trabalha o cérebro de diversas formas, mas talvez o benefício mais notável inicialmente seja o estímulo da criatividade.
Enquanto realizando trabalhos manuais estamos mantemos a mente ativa, trabalhando percepções estéticas e desenvolvendo nossas habilidades de criação.
Além disso, quanto mais contato com arte e artesanato, mais desenvolvemos repertório de criação.
Por isso, estar em contato com tintas, tecidos e formas diferentes contribui muito para a criatividade em qualquer etapa da vida.
Exercita a memória
A partir de certa idade, a qualidade de armazenamento de novas informações começa a ser menor, mas essa disfunção pode ser adiada com alguns hábitos.
As atividades manuais funcionam como um exercício para o cérebro e isso ajuda diretamente à preservação da memória.
Decorar combinações de cores, técnicas de pintura e movimentos manuais, além de serem tarefas prazerosas, estimulam muito a memória.
Em casos de pessoas da terceira idade, a pintura em tecido ainda é recomendada por ser um trabalho relaxante que também tem efeitos terapêuticos.
Reabilita movimentos
A pintura em tecido é um trabalho delicado, que exige concentração e trabalha diretamente a coordenação motora.
No caso de pessoas que estão entrando na terceira idade, esse trabalho é fundamental para evitar a perda dos movimentos das mãos e dos dedos.
Trabalhando estilos de pintura variados, mantemos nosso corpo ativo e cada vez mais apto a realizar trabalhos mais complexos.
Desenvolve novas habilidades
Aprender coisas novas é sempre importante, em qualquer etapa da vida.
Desenvolver uma nova habilidade manual mantém o cérebro ativo e facilita o aprendizado das demais atividades.
A capacidade de aprendizado do ser humano diminui ao longo da vida.
Por isso é muito importante descobrir novos prazeres, como a pintura em tecido, que além de trabalhar habilidades motoras, também desenvolve a criatividade e concentração.
É comprovado cientificamente que aprender algo novo é uma das formas mais eficazes de melhorar a memória e o poder cognitivo do cérebro.
Equilibra as emoções
Um novo hobby é também o começo de um novo estilo de vida.
E essa atividade estimula a socialização, a troca de ideias e o desenvolvimento de novos grupos sociais.
Pintar relaxa o corpo, afasta os pensamentos ruins, libera emoções e também é uma ótima fonte de satisfação pessoal.
E quando essa atividade é praticada em conjunto, os benefícios são ainda maiores.
Fonte: https://avovo.com.br/pintura-em-tecido-uma-arte-praticada-que-so-faz-bem/
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.