Já percebeu que os cães da raça chow-chow possuem todos a língua roxa? Será que há uma razão especial para isso?
Então, a razão está na melanina. É ela que faz células do nosso organismo – e dos cães também – ficarem mais escuras para possuir maior proteção contra raios UV, por exemplo. No caso dos nossos queridos chow-chows existe uma variação genética que faz as línguas deles produzam mais melanina.
Como as células desta parte do corpo possuem cor rosa, quando elas ficam mais escurecidas acaba, se tornando roxas. Além deles, raças chinesas como akita e sharpei também tendem a ter essa maior quantia de melanina, isso porque antigamente quando os cães possuíam essa característica eram considerados mais puros e suas linhagens eram favorecidas, tanto que hoje é muito raro ver um chow-chow com a língua rosada.
Além disso, existe uma explicação mitológica chinesa que diz que durante a criação do mundo o céu foi pintado de azul e quando isso aconteceu, um pouco de tinta caiu e os cães que lamberam as poças teriam se tornando sagrados.
Agora, se você não tiver em casa um cãozinho dessas raças, fique atento! Caso sua língua fique com tom roxo pode ser sinal de problema cardíaco ou respiratório, demonstrando a falta de oxigenação. Caso você tenha um Chow-Chow, Akita ou Sharpey com a língua roxa, precisa fazer exames para descobrir se eles possuem este problema.
Fonte: TriCurioso.
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.