Desde que o Oscar foi criado, em 1929, somente 18 filmes de terror foram indicados nas categorias da premiação. O prêmio mais importante da noite é o de Melhor Filme, e nessa categoria em específico, somente seis filmes de terror foram indicados na história. E desses seis indicados, somente um foi o vencedor, que foi “O Silêncio dos Inocentes”.
Os outros títulos que foram indicados a essa categoria, mas não levaram o prêmio, foram “O Exorcista” (1973), “Tubarão” (1975), “O Sexto Sentido” (1999), “Cisne Negro” (2010) e “Corra!” (2017).
- Oscar e filmes de terror
Mesmo que as produções do gênero sejam ignoradas pela Academia, não existe nada no regulamento do Oscar especificamente sobre os filmes de terror. Ou seja, não existem restrições ou distinções. Por isso que tudo leva a crer que seja uma coisa comportamental ou cultural da Academia.
Além disso, todos sabem que por mais que gerem curiosidade nas pessoas, as produções de terror não são tão populares quando comparadas com dramas, comédias ou filmes de ação. Por isso que, teoricamente, o Oscar “privilegiaria” esse outros gêneros que têm um alcance e uma aceitação maior.
Isso não é somente uma ideia jogada ao vento. Grandes nomes da indústria do entretenimento também pensam da mesma forma. A lenda do terror, Stephen King, falou sobre o assunto. Em 2019, ele usou seu Twitter e falou sobre a atriz Florence Pugh não ter recebido uma indicação ao Oscar por sua atuação no filme “Midsommar” (2019). No tweet, ele fez questão de dizer que “o terror ainda é considerado um gênero periférico”.
Além desse ponto, também existe a teoria de que o Oscar preza pelo “prestígio”. Nesse caso, referindo-se a narrativas emocionantes e grandiosas, por exemplo, como as mostradas nos filmes de dramas. Talvez na cabeça da Academia, isso não seria visto nos filmes de terror que, geralmente, são mais para o lado chocante e assustador.
Por isso que indicar filmes de terror não iria condizer com a cultura que o Oscar cultiva desde que foi fundado, que é a de celebrar filmes que tenham um determinado “calibre”.
- Indicados
Com relação aos filmes de terror, já fazem seis anos desde que um foi indicado. Desde 2017, nenhum outro filme do gênero apareceu entre as indicações. Contudo, os amantes de cinema ainda acompanham a cerimônia e existem aqueles que gostam de ver todos os filmes indicados. A Academia divulgou essa semana a lista dos indicados ao Oscar desse ano, veja abaixo.
MELHOR FILME
-
Nada de Novo no Front
-
Avatar: O Caminho da Água
-
Os Banshees de Inisherin
-
Elvis
-
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
-
Os Fabelmans
-
Tár
-
Top Gun: Maverick
-
Triângulo da Tristeza
-
Entre Mulheres
MELHOR DIREÇÃO
-
Martin McDonagh, por Os Banshees de Inisherin
-
Daniel Kwan & Daniel Scheinert, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
-
Steven Spielberg, por Os Fabelmans
-
Todd Field, por Tár
-
Ruben Östlund, por Triângulo da Tristeza
MELHOR ATOR
-
Austin Butler, por Elvis
-
Colin Farrell, por Os Banshees de Inisherin
-
Brendan Fraser, por A Baleia
-
Paul Mescal, por Aftersun
-
Bill Nighy, por Living
MELHOR ATRIZ
-
Cate Blanchett, por Tár
-
Ana de Armas, por Blonde
-
Andrea Riseborough, por To Leslie
-
Michelle Williams, por Os Fabelmans
-
Michelle Yeoh, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR ATOR COADJUVANTE
-
Brendan Gleeson, por Os Banshees de Inishering
-
Brian Tyree Henry, em Causeway
-
Judd Hirsch, em Os Fabelmans
-
Berry Keoghan, por Os Banshees de Inisherin
-
Ke Huy Quan, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
-
Angela Bassett, por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
-
Hong Chau, por A Baleia
-
Kerry Condon, por Os Banshees of Inisherin
-
Jamie Lee Curtis, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
-
Stephanie Hsu, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
-
Martin McDonagh, por Os Banshees de Inisherin
-
Daniel Kwan & Daniel Scheinert, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
-
Steven Spielberg & Tony Kushner, por Os Fabelmans
-
Todd Field, por Tár
-
Ruben Östlund, por Triângulo da Tristeza
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
-
Edward Berger, Lesley Paterson & Ian Stokell, por Nada de Novo no Front
-
Rian Johnson, por Glass Onion: Um Mistério Knives Out
-
Kazuo Ishiguro, por Living
-
Ehren Kruger, Eric Warren Singer & Christopher McQuarrie, por Top Gun: Maverick
-
Sarah Polley, por Entre Mulheres
MELHOR FOTOGRAFIA
-
James Friend, por Nada de Novo no Front
-
Darius Khondji, por Bardo: Falsa Crônica de Algumas Verdades
-
Mandy Walker, por Elvis
-
Roger Deakins, por Império da Luz
-
Florian Hoffmeister, por Tár
MELHOR TRILHA SONORA
-
Volker Bertelmann, por Nada de Novo no Front
-
Justin Hurwitz, por Babilônia
-
Carter Burwell, por Os Banshees de Inisherin
-
Son Lux, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
-
John Williams, por Os Fabelmans
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
-
Sofia Carson – “Applause” (de Tell it Like a Woman)
-
Lady Gaga – “Hold My Hand” (de Top Gun: Maverick)
-
Rihanna – “Lift Me Up” (de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre)
-
“Naatu Naatu” (de RRR)
-
Son Lux – “This is a Life” (de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo)
MELHOR EDIÇÃO
-
Mikkel E.G. Nielsen, por Os Banshees de Inisherin
-
Matt Villa & Jonathan Redmond, por Elvis
-
Paul Rogers, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
-
Monika Willi, por Tár
-
Eddie Hamilton, por Top Gun: Maverick
MELHOR FIGURINO
-
Mary Zophres, por Babilônia
-
Ruth E. Carter, por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
-
Catherine Martin, por Elvis
-
Shirley Kurata, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
-
Jenny Beavan, por Sra. Harris Vai a Paris
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
-
Nada de Novo no Front
-
Avatar: O Caminho da Água
-
Babilônia
-
Elvis
-
Os Fabelmans
MELHOR CABELO & MAQUIAGEM
-
Nada de Novo no Front
-
Batman
-
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
-
Elvis
-
A Baleia
MELHOR SOM
-
Nada de Novo no Front
-
Avatar: O Caminho da Água
-
Batman
-
Elvis
-
Top Gun: Maverick
MELHORES EFEITOS VISUAIS
-
Nada de Novo no Front
-
Avatar: O Caminho da Água
-
Batman
-
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
-
Top Gun: Maverick
MELHOR ANIMAÇÃO EM LONGA METRAGEM
-
Pinóquio de Guillermo Del Toro
-
Marcel the Shell with Shoes On
-
Gato de Botas 2: O Último Pedido
-
A Fera do Mar
-
Red – Crescer é uma Fera
MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA METRAGEM
-
The Boy, the Mole, the Fox and the Horse
-
The Flying Sailor
-
Ice Merchants
-
My Year of Dicks
-
An Ostrich Told Me the World is Fake and I Think I Believe It
MELHOR CURTA METRAGEM EM LIVE-ACTION
-
An Irish Goodbye
-
Ivalu
-
Le Pupille
-
Night Ride
-
The Red Suitcase
MELHOR FILME INTERNACIONAL
-
Nada de Novo no Front (Alemanha)
-
Argentina, 1985 (Argentina)
-
Close (Bélgica)
-
EO (Polônia)
-
The Quiet Girl (Irlanda)
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA METRAGEM
-
All That Breathes
-
All The Beauty and the Bloodshed
-
Fire of Love
-
A House Made of Splinters
-
Navalny
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA METRAGEM
-
The Elephant Whisperers
-
Haulout
-
How do You Measure a Year?
-
The Martha Mitchell Effect
-
Stranger at the Gate
Fonte: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/por-que-o-oscar-geralmente-ignora-os-filmes-de-terror/
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.