É bem comum eu estar passando no corredor e me assustar com um par de bolinhas brilhando em contexto até perceber que é apenas a Amora me olhando. Esse fato é bastante curioso, não é raro estar dirigindo a noite e ser surpreendendo por esses olhinhos brilhantes atravessando a rua. Mas afinal, por que olhos de gato brilham no escuro?

 

Primeiro é importante frisar que nenhum animal possui olhos que realmente brilhem no escuro, certo? Outra informação curiosa é que isso não acontece apenas em gatos como também na maioria dos vertebrados terrestres que caçam durante a noite tais como alguns repteis e diversos mamíferos. E agora, vem a resposta. Esse brilho que vemos ocorre em função da superfície na retina que é chamada de tapetum lucidum, esta funciona como uma espécie de espelho ao refletir a luz de volta para a camada fotorreceptora, o que permite que os animais vejam melhor quando não há muita luz já que assim é possível ver por uma segunda vez a imagem.

Sua composição pode ser diferente de espécie para espécie, porém funciona da mesma forma para todos. Uma vez no escuro, a pupila desses animais fica totalmente dilatada, assim expondo o tapetum lucidum e é isso que permite que a luz do luar – ou do meu banheiro, toda santa noite – seja refletida e vejamos aquele belíssimo par de olhinhos refletindo e te observando fazer xixi.

 

 

Fonte: TriCurioso.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.