Prefeitura inaugura primeiro Centro Dia para Idoso em Parelheiros.

Postado por Redação Instituto Pinheiro em 26/01/2022 - 09:53:47

 

Entrega de equipamento no extremo sul da cidade faz parte do Programa de Metas de São Paulo.

 

 

Foi inaugurado na tarde desta terça-feira, 25/01, o novo ‘Centro Dia para Idoso São Pedro – CDI São Pedro’, localizado no distrito de Parelheiros, na zona sul da cidade. O serviço, conveniado com a Organização Social Jovens do Futuro, é o primeiro entregue na região e vai disponibilizar 30 vagas a idosos, que podem ficar no local das 7h às 19hs. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, com esse equipamento, a Prefeitura passa a atender 690 idosos. “É um serviço muito importante mesmo porque em 2030 a cidade terá 20% de sua população com mais de 60 anos e 2050 teremos 30%. As políticas públicas devem ser fortalecidas para atender essas pessoas idosas”, disse o prefeito.

O vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, em sua fala também destacou a importância de acolhimento aos idosos. “Se antes o Brasil tinha uma sociedade jovem, agora a população é madura e está caminhando para ser pais de idosos. Se quisermos ter uma nação igualitária e justa, temos que oferecer serviços públicos, saúde e seguridade social aos nossos idosos”, completou Rodrigo Garcia.

A entrega do Centro Dia vai ao encontro do que estabelece o item 17 do Programa de Metas da cidade de São Paulo, que prevê a ampliação da rede de oferta dos serviços prestados à população idosa na cidade de São Paulo, garantindo a existência de ao menos um Centro Dia do Idoso por Subprefeitura. Este é o 24° CDI da cidade e vai elevar o número de vagas para estes serviços no município.

 

 

CDI São Pedro

 

Localizado em uma área com mais de 2,4 mil m², o CDI São Pedro dispõe de um amplo espaço externo e que possibilita aos idosos a realização das mais diversas atividades durante o período de estadia no local. A área de lazer, por exemplo, conta com opções como piscina, churrasqueira, um campo de futebol e uma quadra, além de espaço livre com muito verde.

A programação do CDI São Pedro, que acontecerá de segunda a sexta-feira, conta com atividades como musicoterapia, artesanato, jogos e ações de interação e estímulo à convivência. Além das três refeições diárias que serão servidas (café da manhã, almoço e café da tarde) e das ações complementares citadas acima, os idosos passarão parte do seu tempo recebendo acompanhamentos específicos com profissionais de fisioterapia, psicologia e enfermagem.

O secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr. prevê que o espaço dedicado ao idoso inaugurado hoje se torne um lugar que se possa aprender as lições e valorização da vida. “Temos que acolher aqueles que fizeram com que a cidade se tornasse o que ela é hoje. O CDI mostra a importância da humanização que a Prefeitura adota, valorizando a vida desde o parto até os últimos momentos da vida. Que esse equipamento seja um lugar de sonhos”, frisou Carlos Bezerra.

 

 

Números

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), oferece atualmente 140 serviços para a população idosa na cidade, que disponibilizam um total de 15.814 vagas. Estes serviços estão dispostos da seguinte forma: 12 Centros de Acolhida Especiais para Idosos em situação de rua (1.694 vagas); 14 Instituições de Longa Permanência para Idosos -ILPI (540 vagas); 23 Centros Dia para Idosos (690 vagas); 1 Serviço de Alimentação Domiciliar para a pessoa idosa (180 vagas); 89 SCFV – Núcleos de Convivência de Idoso (12.310 vagas) e 1 Centro de Referência da Cidadania do idoso (400 vagas).

A SMADS acrescenta ainda a coordenação de Proteção Social Especial (PSE) possui uma rede de atendimento socioassistencial voltada à população idosa, atuando na criação de políticas públicas em concordância com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).


Fonte: https://imprensa.prefeitura.sp.gov.br/noticia/prefeitura-inaugura-primeiro-centro-dia-para-idoso-em-parelheiros


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.