O universo sempre foi um tema de grande interesse para nós. Ele é muito maior do que podemos imaginar e tentar idealizar. Sua imensidão e todo o desconhecido que o circunda atiçam a curiosidade de todos os cientistas e até mesmo de pessoas, que são intrigadas para saber o que tem nesse universo.

O telescópio Hubble foi lançado no dia  24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery. Ele é um satélite astronômico artificial não tripulado que transporta um grande telescópio. Ele foi nomeado, na década de 1980, em homenagem a Edwin Hubble. Por conta de suas descobertas astronômicas revolucionárias, como a expansão do universo.

O Hubble fez e ainda faz muitas descobertas a respeito do espaço. E a NASA nomeou agora o seu novo telescópio espacial em homenagem à mulher que planejou a existência dos observatórios em primeiro lugar.

A doutora Nancy Grace Roman ficou 21 anos desenvolvendo e lançando observatórios espaciais que estudavam o sol, o espaço profundo e a atmosfera do nosso planeta, na NASA. O trabalho mais famoso feito por ela foi desenvolver os conceitos por trás do telescópio espacial Hubble, que está em órbita já por 30 anos.

Mãe do Hubble

O apelido de “mãe do Hubble” foi dado a Roman por causa do seu papel na busca por esse telescópio. Quando o Hubble foi lançado ele virou o primeiro dos “grande observatórios” da NASA projetado para avançar o conhecimento humano sobre o cosmos.

Além disso, Roman também foi a primeira chefe de astronomia da NASA. Isso fez com que ela fosse a primeira mulher a ocupar o cargo na agência. E em 2018 Roman faleceu.

De acordo com Thomas Zurbuchen, administrador associado de ciências da NASA, Roman teve uma  influência enorme em toda a astronomia e espaço. E ele disse que foi o trabalho feito pela mulher que levou a astronomia espacial para o lugar que ela está hoje.

“Por esse motivo: essa visão, essa previsão, essa liderança dentro da agência que realmente faz dela, eu acho, o único nome que é apropriado para esse grande telescópio espacial que estamos construindo agora”, disse.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.