PlayStation 5 e Xbox Series X, os novos consoles da Sony e da Microsoft, respectivamente, chegam no final de 2020. Já sabemos as especificações de ambos e até alguns jogos que vão estar disponíveis logo no lançamento. Aliás, os games lançados na estreia de máquinas dessas duas empresas nunca foram tão promissores quanto os desta nova geração.

Halo Infinite foi anunciado para Xbox One, Xbox Series X e PC em junho de 2018, embora na época o nome do novo console da Microsoft ainda não tivesse sido divulgado. Halo, como você provavelmente já sabe, está entre as franquias mais conhecidas da Microsoft, ao lado de Gears e Forza. Logo, não é difícil entender quão significativa é a presença de Master Chief no início de uma nova geração.

No lado da PlayStation, Horizon Forbidden West e Spider-Man: Miles Morales, continuações de dois jogos extremamente populares do PlayStation 4, foram confirmados para o PlayStation 5, indicando que a Sony, naturalmente, também vai apostar na força das próprias franquias para atrair jogadores.

Não bastassem os jogos exclusivos de ambas as plataformas, Resident Evil Village, oitavo jogo da série principal de uma das franquias mais importantes na história da indústria, foi anunciado para PlayStation 5, Xbox Series X e PC, sendo outro excelente motivo para que todos se joguem neste nova geração de consoles.

Olhando para o passado de Sony e Microsoft, torna-se evidente que o potencial dos jogos anunciados para o primeiro ano do PS5 e do Xbox Series X está muito além de tudo que nos foi apresentado no início das gerações passadas (de que essas empresas fizeram parte). Para que fique mais explícito, vamos fazer uma breve análise histórica.

PlayStation 1

Em dezembro de 1994, o primeiro PlayStation foi lançado no Japão. Já que o console saiu no último mês do ano, vamos considerar 1995 como o primeiro “ano útil”, de fato.

Twisted Metal, Rayman e Suikoden podem ser considerados os grandes destaques da plataforma da Sony lançados em 1995. Embora sejam lembrados com muito carinho pelos fãs, esses não foram, necessariamente, os títulos que mostraram o verdadeiro potencial da plataforma ou deram início a conceitos realmente novos para aquele contexto histórico.

Eis que, no ano seguinte, em 1996, a Capcom lança o primeiro Resident Evil. O jogo não apenas contribuiu para a consolidação do gênero survival horror, como esteve entre os mais vendidos do PlayStation original por um tempo.

Neste mesmo ano, foram lançados o primeiro Crash Bandicoot, cujo protagonista viria a se tornar o mascote da marca PlayStation, e o primeiro Tomb Raider, que nos apresentou uma das heroínas mais icônicas na história dos videogames.

Neste primeiro exemplo, fica claro que o segundo ano supera — e muito — o primeiro, em termos de quais experiências oferece e quão mais influentes foram os títulos lançados. Vamos seguir para a geração seguinte.

PS2/Xbox

O PlayStation 2 foi lançado no início de 2000, no Japão. Na época, jogos importantes ainda estavam sendo lançados para o predecessor do PS2, como Tony Hawk’s Pro Skater 2, Vagrant Story e Final Fantasy IX. O PS2 em si receberia títulos de peso somente no ano seguinte, em 2001.

Em março de 2001, Onimusha: Warlords, o primeiro da série, foi lançado para PS2. Quatro meses depois, em julho, viria Final Fantasy X — primeiro título da série a contar com mundo completamente tridimensionais e dublagem, mostrando quão mais belos os jogos de PS2 conseguiriam ser com relação aos de PlayStation 1.

Silent Hill 2, tido por muitos jogadores como o melhor jogo de terror da história, chegou em setembro de 2001, também no segundo ano do PlayStation 2, em que foram lançados ainda GTA III e o primeiro Devil May Cry.

Mais uma vez, o segundo ano de um console se mostra muito mais interessante do que o primeiro. E, como se não bastassem os jogos sendo lançados, um novo console chegou ao mercado em novembro de 2001: o primeiro Xbox.

Halo: Combat Evolved era um dos títulos de lançamento do primeiro console da Microsoft, que também receberia versões próprias de outros jogos eventualmente, como o director’s cut de Silent Hill 2 e Fatal Frame.

Assim como o PlayStation 1, o primeiro Xbox foi lançado no final de um ano. Portanto, o “verdadeiro” primeiro ano do console foi 2002, que foge um pouco da regra apresentada até então e apresenta alguns jogos mais importantes do que os do ano seguinte (2003) — The Elder Scrolls 3: Morrowind e Splinter Cell, por exemplo, além de ports de vários outros jogos.

Embora 2003 fosse o segundo ano do Xbox original, tratava-se do terceiro ano da geração, o que torna a comparação menos simples do que em outros casos. Isso viria a se repetir na geração seguinte, em que a Microsoft lançou o próprio console antes da Sony.

PS3/Xbox 360

O Xbox 360 chegou ao mercado em novembro de 2005, um ano antes do PlayStation 3. Em 2006, primeiro “ano útil” do console seguindo a ideia proposta no início do texto, o console recebeu o primeiro jogo de uma das franquias mais amadas da Microsoft: Gears of War.

The Elder Scrolls IV: Oblivion chegou ao console em março de 2006. Em agosto, ocorreu o lançamento de Dead Rising e Saints Row. Títulos muito importantes chegavam ao console da Microsoft logo no primeiro ano mais uma vez.

Contudo, por incrível que pareça, 2007 conseguiu ser ainda melhor.

Em agosto, o primeiro BioShock foi lançado, mesclando terror e ficção científica de uma maneira simplesmente brilhante, que levou ao início de uma série aclamada tanto pelo público quanto pela crítica.

No mês seguinte, em setembro, Halo 3, lembrado por muitos jogadores como o melhor game da série, chegou ao Xbox 360.

Por fim, em novembro, viriam Assassin’s Creed e Mass Effect. Duas franquias que entraram para a história da indústria e renderam milhões aos estúdios que as criaram. Afinal, Assassin’s Creed viria a se tornar a série mais lucrativa da Ubisoft.

Já que o PlayStation 3 foi lançado praticamente no segundo ano da geração de que fez parte, o console acabou se beneficiando (em parte) dos jogos que estavam sendo lançados no segundo ano do Xbox 360 para aumentar a própria biblioteca — exatamente como foi o caso com o primeiro Xbox em relação ao PlayStation 2. Desta forma, o primeiro “ano útil” do PS3 (2007) acabou sendo mais forte do que o segundo (2008), mas 2008 já era o terceiro ano da geração.

PlayStation 4/Xbox One

Chegamos, enfim, aos consoles atuais: PlayStation 4 e Xbox One. Desta vez, Sony e Microsoft lançaram os próprios consoles no mesmo mês do mesmo ano — novembro de 2013. Pulando direto para o que é o segundo ano da geração PS4/Xbox One, temos alguns lançamentos notáveis.

O ano já começou bem, com o lançamento de Bloodborne em março de 2015 para PlayStation 4. Ainda no primeiro semestre, em maio, The Witcher 3: Wild Hunt, chegou para ambos os consoles.

Em setembro viria Metal Gear Solid V: Phantom Pain, seguido por Halo 5: Guardians em outubro e Fallout 4 em novembro. Jogos independentes de peso também foram lançados em 2015, como Undertale e um port de Journey para PS4.

Tá, mas e daí?

O objetivo desta reportagem não é apontar quão fraco costuma ser o primeiro ano de cada console (já que houve exemplos de bons primeiros anos), mas mostrar que o ano seguinte quase sempre é ainda melhor — e também evidenciar quão bem servidos vão estar os felizardos que conseguirem ingressar nesta nova geração logo de início.

De certa forma, este comportamento é esperado. As empresas estão mais acostumadas com os consoles para os quais estão produzindo após um ano e, naturalmente, ideias mais elaboradas podem acabar sendo desenvolvidas com maior agilidade.

Logo, a questão mais importante, levando em conta tudo que vimos aqui, é: quão absurdamente promissora é a nova geração (PS5 e Xbox Series X), considerando que, no lançamento, os consoles já vão com contar com tantos títulos de peso?

Já ficou claro que nunca um primeiro ano foi tão forte quanto este de agora. Seria este o presságio de um futuro brilhante? Eu diria que sim. E vou além: a próxima geração tem tudo para ser a melhor das últimas décadas.

 

Fonte: IGN Brasil


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