O salsão, também conhecido como “aipo”, é um vegetal cuja origem provavelmente remonta às áreas do Mediterrâneo e do Norte da África. Esse vegetal costuma apresentar um sabor levemente picante e salgado, por isso costuma servir como um ingrediente ideal no preparo de certos tipos de ensopados e saladas. Que tal conhecer os benefícios que ele pode trazer para a sua saúde?
Auxilia na redução do colesterol
Um dos melhores benefícios do salsão é a sua capacidade natural de reduzir o colesterol. Isso ocorre porque ele contém um composto único, o 3-n-butilftalida, que promove uma ação redutora de lipídios. É por isso que alguns especialistas em alimentação saudável recomendam o consumo do salsão para os pacientes que sofrem com os altos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim). Vale lembrar que o salsão também é eficaz na redução da pressão arterial.
É anti-inflamatório
Graças aos muitos antioxidantes presentes na sua composição, o salsão apresenta incríveis propriedades anti-inflamatórias. Ele também possui flavonoides e polifenóis que funcionam como agentes combatentes de várias doenças, como a artrite.
Fortalece o sistema imunológico
Por ser rico em muitas vitaminas benéficas, incluindo a famosa vitamina C, o salsão é útil no fortalecimento do sistema imunológico. Seus nutrientes conseguem dar suporte ao desenvolvimento de um sistema imunológico eficiente e robusto, tornando você menos vulnerável ??a infecções e vírus.
Combate a insônia
Caso você sofra com problemas ou distúrbios relacionados ao sono, como insônia, experimente tomar o suco do salsão durante o período noturno. A alta quantidade de magnésio presente nesse vegetal desencadeia um efeito calmante nos nervos que promovem uma boa noite de sono.
Ajuda na perda de peso
O consumo regular do salsão antes das refeições pode ajudar a reduzir seu peso. Além de possuir um baixo teor de calorias, esse vegetal apresenta uma grande quantidade de fibras. Portanto, ele pode ajudar a reduzir a sua vontade de comer demasiadamente, ajudando a manter o peso ideal sem sentir fome o tempo todo.
Fonte: TriCurioso.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.