Sabe aquele chiclete de menta que tem gosto de hortelã ou aquela pasta de dente de hortelã que lembra muito menta? Então, essas coisas sempre me confundem e acaba que eu nunca soube… Qual a diferença entre menta e hortelã?

 

Pois bem, menta e hortelã são a denominação de plantas diferentes que fazem parte de um mesmo gênero chamado Mentha. Todos os nomes científicos de hortelã começam com Mentha como, por exemplo, a hortelã-japonesa batizada de Mentha arvensis. Existem casos de plantas que são chamadas pelos dois nomes como, por exemplo, a hortelã-rasteira que também é conhecida como menta-vilosa. Deu nó em você? Em mim e parece que em muito biólogo por ai também. Além dessa confusão nominal, essas espécies de plantas se cruzam com imensa facilidade, originando plantas extremamente semelhantes que confundem ainda mais a botânica em geral. Ou seja, a única certeza que você tem na vida é que essas plantinhas fazem parte do gênero Mentha.

 

Para você ter ideia, existe mais de 25 espécies de plantas neste gênero sendo a popular menta a chamada Menthaspicata enquanto a popular hortelã é a Mentha piperita. E aqui vem a minha confusão pessoal, afinal o sabor de ambas as folhas é bastante semelhante, sendo que a diferença só é perceptível aos paladares mais sensíveis e apurados. Já visualmente, é possível ver algumas diferenças. a hortelã é mas áspera e ser verde é mais intenso enquanto seu caule tem um tom mais roxo, já a menta é mais lisa e tem um formato pontiagudo.

 

 

 

Fonte: TriCurioso.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.