O pensamento e o pensar são respectivamente, uma maneira de processo mental ou faculdade do sistema mental. O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem e também é construtor e construtivo do conhecimento. Além de ser também o principal veículo do processo de conscientização.
Por ser uma coisa tão importante para nós, além de constante, ele desperta o interesse de vários cientistas. Tanto que os cientistas da Queen’s University, no Canadá, criaram um novo método que de forma inédita conseguiu detectar indiretamente quando um pensamento é concluído e quando um novo começa.
Esse trabalho foi feito por Jordan Poppenk, PhD em psicologia, e sua aluna de mestrado, Julie Tseng. Eles inventaram uma forma de isolar as “minhocas do pensamento”. Que são na verdade instantes sequenciais nos quais uma pessoa está com o foco na mesma ideia.
Minhocas do pensamento
“O que chamamos de minhocas do pensamento são pontos adjacentes em uma representação simplificada dos padrões de atividade no cérebro. O cérebro ocupa um ponto diferente nesse “espaço-estado” a todo momento. Quando uma pessoa muda para um novo pensamento, ela cria uma nova minhoca do pensamento. Que podemos detectar com nossos métodos”, explica Jordan Poppenk, Presidente de Pesquisa de Neurociência Cognitiva do Canadá.
“Também observamos que as minhocas do pensamento surgem exatamente como novos eventos enquanto as pessoas assistem a filmes. A análise desse fato nos ajudou a validar a ideia de que o surgimento de uma nova minhoca do pensamento corresponde a uma transição de pensamento”, continuou.
Estudo
Segundo os cientistas, as mudanças de pensamento sempre foram uma busca complicada na história do estudo dos pensamentos. Porque várias vezes elas contavam com a ajuda de voluntários que descreviam os seus pensamentos, o que é um método pouco confiável.
Fonte: Nature
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.