Quando você sente fome, tem certeza de que é o estômago vazio que desperta sua necessidade de comida? Para a especialista Vera Lúcia Salvo, nem sempre a fome é física. Ela também pode ser emocional.

 

Vera é especialista em nutrição clínica e pós-doutoranda do departamento de medicina preventiva da Unifesp-EPM (Escola Paulista de Medicina). Inspirada pela médica Jan Chozen Bays, pediatra e monja que trabalha com “mindful eating” (comer consciente), ela costuma dividir as fomes em nove tipos. São eles: fome dos olhos, fome do olfato / nariz, fome de boca, fome do tato, fome do ouvido, fome de estômago, fome celular / do corpo, fome da mente e fome do coração.

 

Para entender como funciona cada uma dessas fomes, preparamos um teste que identifica o que você está sentindo. Mas, segundo as especialistas, é preciso praticar o “mindful eating” com afinco para conseguir “escutar” seu corpo e entender melhor suas mensagens.

 

Assim, vale lembrar que o teste é apenas uma “pincelada” do conceito. “Todas essas fomes podem estar presentes, podendo ser reconhecidas e honradas”, explica Vera, afirmando que muitas podem estar interligadas. “Quanto mais percebermos essas fomes em nosso corpo, maior a chance de nos cuidarmos melhor também a partir da alimentação.” Responda “sim” apenas à questão que mais se aproxima de sua situação atual:

 

Fonte: Catraca Livre.


Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.