São Paulo é a cidade de maior efervescência cultural do país, onde há espaço para todas as tribos, passeios e uma programação diversa. E embora não seja um modelo de acessibilidade, tem avançado bastante para se tornar um local apropriado para receber pessoas com deficiência.
Hoje, boa parte dos espaços culturais da cidade, como museus, teatros, cinemas e casas de shows, estão preparados para acolher cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
E para ter o sagrado direito de ir e vir para todos esses pontos da cidade assegurado, há cada vez mais incentivos das fabricantes de veículos na venda de carros adaptados. É o caso da Volvo que, com o programa Volvo For All, comercializa veículos importados com isenção de impostos para pessoas com deficiência. O benefício vale para todos os modelos da marca.
Para deixar a cidade em suas mãos, em parceria com a Volvo, selecionamos alguns espaços culturais da capital paulista preparados para receber pessoas com diferentes necessidades; confira:
Estação Pinacoteca
Localizado no antigo prédio Deops, o Memorial da Resistência de São Paulo preserva as memórias da resistência e da repressão políticas do estado de São Paulo.
Acessibilidade:
O local possui estacionamento com 16 vagas reservadas, entrada para cadeirante com auxílio, dois banheiros adaptados e rotas de acesso às salas. As obras do acervo ficam em uma altura acessível e é possível agendar visitas inclusivas. O local também conta com intérprete de Libras para espetáculos e todo o seu acervo está em braille e áudio.
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz
Horário de funcionamento: 3ª a domingo das 10h às 17h30
Instituto Tomie Ohtake
O Instituto Tomie Ohtake abriga mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design. Além de contar com salas específicas para ateliês e seminários, teatro, restaurante, livraria e loja.
Acessibilidade:
Possui estacionamento com duas vagas reservadas, entrada acessível com balcão de atendimento em altura para cadeirante, banheiros adaptados e elevador para acesso aos pavimentos. Além disso, as obras também estão dispostas em altura acessível. O espaço também está preparado para receber pessoas com deficiência visual e intelectual.
Endereço: Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros
Horário de funcionamento: 3ª a domingo das 11h às 20h
Sesc Pompeia
Projetado pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi, o Sesc Pompeia é um centro cultural de grande importância para a cidade. Conta com teatro, restaurante, área de convivência, biblioteca, piscina e ginásios.
Acessibilidade:
O local tem bilheteria e entrada acessíveis, cadeiras de rodas disponíveis para uso, banheiros adaptados e é possível agendar visitas inclusivas. Nos auditórios, estão disponíveis quatro lugares reservados para cadeirantes sem acompanhante ao lado. O acervo do Sesc também está disponível em braille e áudio.
Endereço: Rua Clélia, 93 – Pompeia
Horário de funcionamento: 3ª a sábado das 9h às 22h, e domingo e feriado das 9h às 20h
Sesc Pinheiros
Esta unidade do Sesc tem teatro para mil pessoas, além de auditório, área de convivência e exposições, salas de jogos, oficinas de arte, espaço para leitura, piscina e restaurante.
Acessibilidade:
Possui estacionamento com vagas reservadas, entrada acessível, banheiros adaptados e elevador. Nos auditórios, há 20 lugares reservados para cadeirantes com acompanhante ao lado. Pessoas com deficiência visual também contam com sinalização e indicações em braille para deslocamento aos banheiros e salas, mapa tátil e profissionais guias-videntes.
Endereço: Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros
Horário de funcionamento: 3ª a 6ª das 7h às 22h; sábados das 10h às 21h, e domingos e feriados das 10h às 19h.
Itaú Cultural
O espaço oferece exposições, mostras audiovisuais, espeta?culos de danc?a, teatro, música e cursos, ale?m de disponibilizar mais de 30 mil documentos sobre arte e cultura brasileira.
Acessibilidade:
A entrada e a bilheteria são acessíveis. Há banheiros adaptados, elevador para acesso aos pavimentos e cadeira de rodas disponíveis para uso. As obras também ficam dispostas em altura acessível e o acervo também está disponível em braille e áudio. Nos auditórios, há lugares reservados para cadeirantes, com acompanhante.
Endereço: Avenida Paulista, 149 – Bela Vista
Horário de funcionamento: 3ª a 6ª das 9h às 20h; sábado, domingo e feriado das 11h às 20h.
Casa das Caldeiras
Construído em 1920 para gerar energia às indústrias Matarazzo, o edifício hoje é palco de eventos sociais e culturais, como shows e festas semanais gratuitas.
Acessibilidade:
A edificação é térrea e o acesso à entrada principal é por meio de auxílio. O local conta com um banheiro adaptado e o auditório, com lugar para cadeira de rodas, com acompanhante. As obras também estão dispostas em altura adequada a cadeirantes em todos os setores.
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 2000 – Barra Funda
Horário de funcionamento: aberto para visitação aos domingos, horário depende da programação.
Fundação Memorial da América Latina
O Memorial é um centro cultural que recebe exposições, espetáculos de dança, teatro, shows, palestras e filmes.
Acessibilidade:
Possui estacionamento (pago) com 12 vagas reservadas, conta com bilheteria e entrada acessíveis e balcão de atendimento e obras em altura ideal para cadeirante. Nos auditórios, estão disponíveis seis lugares reservados para cadeirantes sem acompanhante.
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Horário de funcionamento: 3ª a domingo das 9h às 18h
Casa das Rosas
Localizada em um casarão na Avenida Paulista, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura recebe saraus, recitais, lançamento de livros, peças de teatro e exposições.
Acessibilidade:
Possui estacionamento com duas vagas reservadas, entrada acessível e elevador para acesso aos pavimentos. As obras estão dispostas em altura acessível e oferece autonomia para circulação do cadeirante.
Endereço: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista
Horário de funcionamento: 3ª a sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às 18h.
Centro Cultural Banco do Brasil
O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo ocupa um prédio construído em 1901 no coração histórico da cidade. O local possui salas de exposições, cinema, teatro, auditório, loja e cafeteria.
Acessibilidade:
Entrada e bilheteria acessíveis, banheiros adaptados e elevador para acesso aos pavimentos. Nos auditórios, estão disponíveis oito lugares reservados para cadeirantes com acompanhante ao lado. As obras estão dispostas em altura acessível.
Endereço: Rua Alvares Penteado, 112 – Centro
Horário de funcionamento: 4ª a domingo das 9h às 21h
Museu do Futebol
O Museu do Futebol reúne cerca de 3.000 imagens e mais de seis horas de vídeos em 15 salas.
Acessibilidade:
Local possui entrada acessível, 11 banheiros adaptados e elevador. Também disponibiliza lugar reservado para cadeira de rodas no auditório, com acompanhante ao lado.
Endereço: Praça Charles Muller, 1 – Pacaembu
Horário de funcionamento: 3ª a domingo das 9h às 18h
Museu da Inclusão
O local reúne fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos personagens, às lutas e conquistas das pessoas com deficiência.
Acessibilidade:
O edifício é térreo com entrada acessível e balcão de atendimento em altura ideal para cadeirante. O local também possui estacionamento com cinco vagas reservadas.
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª das 10h às 17h
Cinemas
Playarte West Plaza
O cinema do Shopping West Plaza, localizado na zona oeste de São Paulo, conta com duas salas de exibição, com capacidade total para 345 pessoas.
Acessibilidade:
Possui estacionamento com vagas reservadas, banheiros adaptados, acesso ao pavimento por meio de rampa e bilheteria acessível. Estão disponíveis dois lugares reservados para cadeirantes nas salas, com acompanhante ao lado.
Endereço: Praça Tomás Morus, 408 – Água Branca
Horário de funcionamento: 2ª a domingo das 12h às 23h
Espaço Itaú Augusta
O espaço Unibanco Augusta oferece cinco salas climatizadas e conta com café e uma livraria.
Acessibilidade:
O estacionamento (pago) conta com duas vagas reservadas. A entrada e as bilheterias são acessíveis com balcão de atendimento em altura para cadeirante. O local conta com dois banheiros adaptados e rotas de acesso às salas. Estão disponíveis quatro lugares reservados para cadeirantes com acompanhante ao lado.
Endereço: Rua Augusta, 1470/1475 – Consolação
Horário de funcionamento: 2ª a domingo das 13h às 21h
Cinépolis JK Iguatemi
São seis salas VIP, uma sala IMAX e uma sala Cinépolis 4DX, que pode gerar até 20 efeitos e sensações durante os filmes, como movimento, água, cheiro, vento e iluminação.
Acessibilidade:
Possui estacionamento com 20 vagas reservadas, elevador, banheiros adaptados e a bilheteria é acessível. Também estão disponíveis 24 lugares reservados para cadeirantes nas salas, com acompanhante ao lado.
Endereço: Av. Juscelino Kubichek, 2.041- 3º andar – Itaim Bibi
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª das 11h45 à 0h15; sábado, domingo e feriado das 11h30 à 0h15
Teatros
Teatro Sérgio Cardoso
Com duas salas, o teatro fundado em 1980 é um espaço de espetáculos de dança, música e dramaturgia.
Acessibilidade:
O local possui estacionamento com uma vaga reservada, banheiros adaptados e lugares com cadeiras de rodas no auditório com acompanhante ao lado. Além disso, também realiza visitas inclusivas agendadas e dois espetáculos por mês com recursos de acessibilidade.
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Horário de funcionamento: 4ª a domingo a partir das 15h
Teatro Gazeta
Localizado na Avenida Paulista, o Teatro Gazeta recebe espetáculos teatrais adultos e infantis, shows musicais e eventos. Sua estrutura conta com uma sala de 716 lugares e um café.
Acessibilidade:
O local possui estacionamento com duas vagas reservadas e bilheteria com altura acessível. No auditório, existem 12 lugares reservados para cadeira de rodas com acompanhante ao lado.
Endereço: Av. Paulista, 900 – Cerqueira César
Horário de funcionamento: 3ª à 5ª das 14h às 20h e 6ª, sábado e domingo das 14h à 00h
Fonte: Catraca Livre.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.