O inverno ainda está aí e, com ele, aquela nossa imensa vontade de comer os alimentos mais gordurosos, pesados, calóricos… Mas será que esse desejo pode ser controlado por nós? Para a especialista em obesidade e escritora Gladia Bernardi, podemos, sim, combater a compulsão alimentar durante o frio.
Segundo ela, as pessoas tendem a sentir mais fome e descontar a sensação de frio na comida. Isso não é, necessariamente, um problema. É possível manter o consumo de alimentos mais calóricos, porém preservando o equilíbrio.
“Tome um chocolate quente no fim de semana, ou, quando for tomar uma sopa, deixe o pão e o queijo de lado. Prefira uma sopa mais leve, de legumes, por exemplo”, indica Bernardi.
Fundo emocional
A autora acredita que a compulsão alimentar, de uma forma geral, está relacionada a questões emocionais. “O inverno é uma desculpa para a pessoa comer mais, mas, na verdade, existem questões psíquicas por trás dessa vontade. E considero que o frio é um gatilho que intensifica a vontade de comer”, opina. “Não estou dizendo que não podemos comer alimentos calóricos, mas precisamos saber a diferença entre comer pelo fato de estarmos com fome ou comer por algum impulso.”
Para se sentir confortável no inverno e manter a saúde, Bernardi cita alguns alimentos ideais para o consumo nessa época do ano: chás e um bom caldinho de feijão. “Além de quentinho, é ótimo para a saúde.”
Agora, se sua vontade de comer salada cai abaixo de zero durante o frio, aí vai uma dica: abuse dos legumes ao vapor. “Além disso, alimentos quentes aceleram o metabolismo, o que não acontece com as comidas geladas, como a salada, que causam o efeito inverso”, explica a especialista. ”Grão de bico e feijão branco também são opções boas e podem ser ingeridas em forma de salada.”
Banana é um bom alimento contra a compulsão alimentar no frio
Outra dica preciosa é lançar mão de frutas que podemos deixar fora da geladeira, como a banana. “Podemos, inclusive, esquentá-la no micro-ondas e servir com um pouco de mel e canela.”
Portanto, aproveite o inverno mantendo o bem-estar, o prazer e a saúde.
Fonte: Catraca Livre.
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.