Quando se trata de saúde, às vezes as estratégias mais simples podem causar um tremendo impacto. O simples fato de suar durante alguma atividade física, por exemplo, pode trazer muitos benefícios para a saúde, incluindo a capacidade de reduzir o risco do surgimento de doenças cardiovasculares e o relaxamento de músculos tensos.
Por causa disso, um grande número de pessoas pensam que o suor também tem a capacidade de eliminar toxinas que podem prejudicar o corpo. Mas será que isso realmente acontece?
Quando se trata de saúde, às vezes as estratégias mais simples podem causar um tremendo impacto. O simples fato de suar durante alguma atividade física, por exemplo, pode trazer muitos benefícios para a saúde, incluindo a capacidade de reduzir o risco do surgimento de doenças cardiovasculares e o relaxamento de músculos tensos. Por causa disso, um grande número de pessoas pensam que o suor também tem a capacidade de eliminar toxinas que podem prejudicar o corpo. Mas será que isso realmente acontece?
O principal propósito da transpiração não é eliminar toxinas do corpo, mas resfriá-lo através da evaporação. O suor das glândulas sudoríparas écrinas, as que cobrem a maior parte do corpo, é composto por cerca de 99% de água, sendo que o resto se resume a quantidades muito pequenas de sais, ureia e carboidratos, os quais são subprodutos naturais dos processos corporais. As glândulas sudoríparas apócrinas, associadas aos folículos pilosos nas regiões das axilas e virilhas, também liberam algumas gorduras junto com a água.
Quando decompostas por bactérias da pele, essas substâncias são responsáveis ??pelo cheiro característico de alguém que está estressado ou que acabou se exercitando mais que o normal. As gorduras podem conter quantidades minúsculas de toxinas lipossolúveis, mas as glândulas sudoríparas apócrinas não são uma rota importante para removê-las do corpo.
Ou seja, apesar de não eliminar as toxinas do jeito como muitos acreditam, a transpiração pode trazer benefícios para o corpo e isso pode ser uma inspiração a mais para você planejar uma visita à alguma sauna ou simplesmente criar uma rotina de exercícios.
Fonte: TriCurioso.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.