No mês em que se celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto, o Sesc São Paulo realiza o Agosto Indígena com diversas ações em 35 unidades do Sesc – 20 na capital e Grande São Paulo e 15 no interior e litoral do estado. São cerca de 150 atividades que convidam a todos a um exercício coletivo de valorização da diversidade dos povos originários no Brasil por meio de apresentações, oficinas, exibição de filmes, feira literária, vivências coletivas, contação de histórias, cursos e visitas a aldeias em diferentes localidades. Tem até um mutirão de plantio em uma roça Guarani.

 

Entre as ações de vivência, o Sesc São José dos Campos promoverá uma visita mediada à Aldeia Renascer Ywyty Guaçu, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Nesse passeio pela cultura, história e memória dos Tupi Guarani e Guarani que ali vivem é possível percorrer uma trilha leve por uma agrofloresta com parada para banho na cachoeira Ywyakaã, visitar a escola bilíngue Penha Mitãgwe Nimboea, participar de uma oficina de artesanato e ter uma vivência com arco e flecha. Esta atividade ocorrerá em 27/8 (domingo), das 9h às 17h, com saída às 7h da unidade joseense. Custa R$ 60 e R$ 40 (para associados). Inclui almoço, lanche da tarde e ingressos.

 

Na capital paulista, o Sesc Itaquera convida a um passeio pela trilha da Samambaiaçu com o cacique Guarani Nhandeva Márcio Mendonça Boggarim , durante a qual será possível conhecer conhecer, in loco, a relação do modo de vida Guarani com a floresta nativa. Esta atividade, que é gratuita e sem restrição de faixa etária, acontece em 13 e 20/8, das 14h às 16h. Para participar, basta retirar os ingressos com 30 minutos de antecedência no Jardim de Inverno da unidade.

 

 Por sua vez, o Sesc Interlagos promove a atividade Roça Guarani: Cutivar para Colher, que prevê troca de conhecimentos entre juruás (não indígenas) e os Guarani Mbya durante visita à aldeia Kuaray Oua, onde será realizado um mutirão de plantio baseado em práticas agroflorestais desse povo originário.  A atividade, que é gratuita e indicada para maiores de 15 anos de idade, ocorrerá em 19 e 20/8 (no sábado, das 9h30 às 16h; no domingo, das 7h30 às 16h). Inscrições on-line até 18/8.

 

A programação completa do Agosto Indígena está disponível em:

https://www.sescsp.org.br/agostoindigena


Fonte: João Jacqes | BAOBÁ COMUNICAÇÃO | (11) 99607-0994


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.