ansiedadeggggggg

 

Apostar em remédios naturais para ansiedade pode ser uma boa alternativa antes de partir para os medicamentos alopáticos – nome dado às drogas comuns vendidas em farmácias.

 

Obviamente, a escolha entre uma opção ou outra ou até mesmo o tipo de fitoterápico a ser usado deve ser feita conjuntamente com o profissional de sua confiança, principalmente se houver o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizado. A seguir, veja quais são as melhores opções:

Fitoterapia e homeopatia para ansiedade funcionam?

 

O farmacêutico Luis Marques, coordenador da Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), explica que o tratamento natural para ansiedade é tão eficaz que foi aprovado por órgãos de vigilância como a Anvisa.

 

Segundo ele, a vantagem perante os remédios sintéticos para ansiedade são os efeitos colaterais reduzidos. “A recomendação ideal é iniciar o tratamento com fórmulas naturais e só usar as medicações comuns em quadros mais graves, em que não há benefício pela fitoterapia ou homeopatia”, explica o especialista.

 

Plantas medicinais

pessoaansiosapp

 

O farmacêutico indica fórmulas compostas principalmente por espécies internacionais como valeriana, kava-kava (piper methysticum), melissa officinalis, lúpulo (humus lupulus) e com ação coadjuvante de pilriteiro (crataegus oxyacantha) e Adônis-da-primavera (adonis vernalis).

 

A espécie Hypericum perforatum, conhecida como Hipérico ou erva-de-são-João, também é indicada para ansiosos, especialmente os que apresentam sintomas de depressão. “Ela atua de maneira semelhante a medicamentos usados comumente para tratar esses distúrbios, como antidepressivos tricíclicos, ansiolíticos e inibidores seletivos da recaptação da serotonina”, explica o especialista.

 

As flores de camomila também ajudam, mas somente em casos leves ou em crianças, visto que seus efeitos são reduzidos.

 

Ainda é possível obter benefícios das plantas nacionais, como a erva-cidreira brasileira (lippia alba), as cascas de mulungú (erythrina mulungu) e a erva de capim-limão fresca (cymbopogon citratuscom).

 

Estas plantas podem ser exploradas em chás para ansiedade, remédios fitoterápicos ou homeopáticos.

 

Óleos essenciais

ansiedadeppppgggg

 

Apostar em óleos essenciais também pode ajudar. O especialista em fitoterapia Luis Marques recomenda as fórmulas de lavanda, laranja e limão.

 

Já a nutricionista Aline Quissak, especializada em psicologia da Nutrição e Nutrição Esportiva, indica desfrutar dos benefícios do própolis alcoólico mínimo 11%, um antioxidante e anti-inflamatório o qual alivia ansiedade, nervosismo e estresse.

 

Como escolher

Independente de ser um remédio alopático, homeopático, fitoterápico ou chá, os ingredientes têm ação esperada e efeitos colaterais. Por exemplo, a agência que regula a entrada de produtos médicos na Suécia já declarou que a erva-de-são-João interage com o anticoncepcional, cortando seu efeito.

 

Portanto, aposte no uso somente sob orientação de um médico, que indicará o composto mais pertinente de acordo com seu histórico clínico e características.

 

Fonte: Vix.com


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.