Pular corda não é só uma brincadeira de criança. Está comprovado que a atividade traz muitas consequências positivas e é um ótimo complementos a outros exercícios. A seguir, mostramos quais benefícios são esses e também algo muito importante: mostramos a maneira correta de pular corda, para que você perceba os resultados o mais rapidamente possível.
Ideal para emagrecer
Um estudo indica que pular corda durante 10 minutos é equivalente a correr por 30 minutos com relação à melhora cardiovascular e queima de calorias. Pular corda queima 330 calorias aproximadamente. Já correr, queima 270 calorias.
Não requer grande espaço nem muito tempo
Como a atividade não requer muito espaço, você pode se exercitar em qualquer lugar e momento. Ou seja, a partir de agora, as desculpas de que está chovendo, a academia fica longe e você sempre se atrasa para a aula de ginástica vão ter de ficar no passado.
Trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo
Pulando corda você irá tonificar braços, pernas, tronco e costas de forma completa.
Atividade perfeita até mesmo para crianças
Após dominar a técnica, é muito fácil executar. E você nem precisa ter tido treinamento prévio para começar.
Melhora suas habilidades
Quando você pula corda, trabalha de forma homogênea seus músculos, além de ajudar a coordenar e melhorar suas habilidades motoras. Isso acaba ajudando a desenvolver seus reflexos e seu equilíbrio (sistema vestibular).
Sim, tem gente que se junta para pular corda. E parece muito divertido.
Ok, mas qual o melhor jeito de pular corda?
- O primeiro é ter uma boa corda. Se tiver condições, compre sua corda em lojas especializadas em artigos esportivos. Os vendedores poderão te ajudar quando ao comprimento, material, etc.
- Use calçados sem amortecedor. Há a opção de pular descalço (que, na verdade, é muito melhor), porém, antes disso você deve dominar o salto, já que as pancadas da corda nos pés são pouco agradáveis.
- Mantenha a cabeça reta e o olhar para a frente. Se puder pular em frente a um espelho, melhor.
- Seu torso deve permanecer reto e os joelhos, levemente dobrados.
- Não abra os braços, mantenha os cotovelos junto ao corpo.
- Isto é importante: utilize apenas os punhos para fazer a corda girar, não os braços.
- Ao pular, use o metatarso, que é a parte dianteira dos pés, para dar impulso e para aterrissar. Não é preciso pular muito alto: três ou quatro centímetros são suficientes.
- E quando tiver controlado a técnica (assegure-se disso primeiro), você pode fazer variações no pulo: salto duplo, elevando os joelhos, calcanhares nos glúteos, com uma perna só, abrindo e fechando as pernas, girando a corda no sentido contrário, etc.
Fonte: Incrivel Club
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.