Estudantes criaram uma plataforma para instruir população surda sobre o novo coronavírus com vídeos traduzidos na Língua Brasileira de Sinais (Libras)

 

Apesar da enorme quantidade de notícias sobre o novo coronavírus (Sars-CoV-2), a população com surdez tem dificuldade para compreender esses conteúdos pela barreira linguística. Pensando nisso, estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) criaram um portal na internet sobre a doença com informações em Libras.

 

Batizado de Unidos pela Saúde (clique aqui para acessar), o projeto foi desenvolvido em conjunto com voluntários da área de saúde e estudantes de outras instituições. Além do material ensinando o básico sobre o vírus (o que é, quais são os sintomas…), você encontra vídeos focados no bem-estar mental e orientando a fazer exercícios físicos em casa.

A equipe é composta por 16 pessoas. Todo o conteúdo foi gravado em um estúdio improvisado na casa de uma das integrantes.

“Sempre que vejo e assisto às informações sobre a prevenção da Covid-19, percebo a falta de disponibilização em Libras. Como tenho contato com pessoas surdas, vivencio as reclamações por não colocarem conteúdo direcionado a eles”, relata o tradutor e intérprete Alexsander Pimentel, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em comunicado à imprensa.

 

Ele conta que o deficiente sofre com esse tipo de exclusão. E até algumas famílias não conseguem se comunicar por desconhecer os sinais mais técnicos em Libras.

“É enorme a satisfação de poder contribuir com as pessoas que mais precisam de nós neste momento”, comenta o analista de sistemas Murilo Rodrigues, doutorando da PUC-PR.

Aliás, a ideia é que o Unidos pela Saúde siga em funcionamento após o fim da pandemia. Os criadores pretendem traduzir outros assuntos pertinentes ao bem-estar físico e mental.

 

Fonte: Saúde Abril.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.