É possível que você não perceba, mas seu organismo ingere 50 mil partículas de plástico anualmente, em média. A mesma quantidade desses materiais é inalada durante o mesmo período de tempo. A descoberta foi realizada por pesquisadores da Colúmbia Britânica, província do Canadá, que alertam que o número de microplásticos ingeridos todos os anos pode ser ainda maior.

 

Os cientistas testaram alguns alimentos e bebidas para determinar a ingestão de plástico média de um ser humano. Eles analisaram dados de 26 estudos anteriores que mediam a presença de microplástico em peixes, marisco, açúcar, sal, cerveja e água, assim como no ar das cidades.

 

Após utilizarem guias sobre dietas do governo dos Estados Unidos, os pesquisadores conseguiram determinar quantas partículas de plástico eram ingeridas por adultos (50 mil por ano) e crianças (40 mil). Pessoas que bebem apenas água engarrafada consomem 130 mil partículas por ano, enquanto que quem bebe água de torneira ingere 4 mil partículas (a estimativa é que, em média, a água engarrafada contém 22 vezes mais microplásticos).

 

Produtos que ainda não fora testados, como pão, alimentos processados, carne, laticínios e vegetais também podem carregar grandes quantidades de partículas de plástico. Embora ainda não se conheça os efeitos reais desses microplásticos na saúde humana, os pesquisadores afirmam que medidas urgentes são necessárias para reverter a situação.

 

“Remover o uso de plástico da sua vida e apoiar empresas que estão evitando embalagens plásticas terá um impacto não trivial. Os fatos são simples: estamos produzindo muito plástico e ele está indo para os ecossistemas, dos quais nós fazemos parte”, afirmaram os cientistas que participaram da pesquisa.

 

Fonte: Revista Galileu


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.