Você já se perguntou para que serve a luz do vagalume? Os vagalumes são insetos coleóptero, e em seu abdômen emitem luz, isso acontece devido ao órgão fosforescente, que trata-se do fenômeno pelo qual certos elementos químicos emitem luz no escuro, ou seja, tudo que é capaz de transmitir luz no escuro, é devido a fosforescência. Os cientistas chamam esse fenômeno de bioluminescência.

 

Bioluminescência é uma emissão luminosa pelos seres vivos, e isso acontece por causa das reações químicas que existe entre a oxidação de luciferina pelo oxigênio nuclear. Essas reações produzem a oxiluciferina, chama-se isso por causa da mistura da luciferina com o oxigênio para formar uma molécula inativa. Quando isso acontece, acabam perdendo energia e isso faz com que o inseto emita uma luz.

 

O oxigênio que o vagalume inala reage com algumas substâncias do organismo, cerca de 95% da energia que produz essa reação química se transforma em luz, e os outros 5% se transforma em calor. Os vagalumes tem a capacidade de ter o controle sobre a luz, pois está ligado à traqueia e ao cérebro, por exemplo, quando o vagalume quer emitir a luz, o cérebro libera um neurotransmissor que se chama octopamina, esse é o responsável por ligar os fotócitos do abdômen para que seja emitida a luz.

 

Mas afinal, para que o vagalume emite essa luz? Quando ele ainda é uma larva, ele emite luz para se defender dos outros insetos predadores,  usam para atrair comida ou até mesmo outros insetos para comer, e quando ele já é adulto eles emitem essa luz para que os outros vagalumes o encontrem, por exemplo, o macho emite a luz para avisar a fêmea onde ele está para que ela possa encontrá-lo. É exatamente para isso que serve a luz que é emitida por eles.

Eles podem sofrem o risco de extinção, devido a iluminação das cidades, pois quando entram em contato com a sua bioluminescência, acaba sendo anulada, e isso coloca em risco a sua produção, pois acaba sendo interferido e isso o leva ao risco de extinção. Muitas pessoas hoje em dia dizem que eles não são mais vistos, pois estão desaparecendo devido a isso, outros viam muito na época da infância e outros falam que eles existem somente na memória. Mas eles ainda existem, só que é bem difícil de ser encontrado.

 

Para que você consiga ver um valagume com a luz acessa, você não pode estar com outras luzes por perto, assim eles conseguem emitir a luz e quanto mais escuro o local estiver, mais ele irá brilhar.

 

 

Fonte: Lista de Curiosidades.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.