O setor de TI deve estar sempre voltado para atingir objetivos factíveis e se adaptar com agilidade às mudanças do mercado.
Nesse sentido, profissionais podem adotar uma série de estratégias para economizar tempo na gestão de TI, aumentando a produtividade da equipe e reduzindo custos. Se você quer conhecer as principais, continue lendo este post!
1. Adote metodologias que estejam alinhadas com o perfil de cada projeto
Em projetos de TI, a metodologia escolhida possui um grande impacto no resultado final da inciativa. Diante disso, o gestor deve alinhar as habilidades do time que será responsável pela atividade com o perfil do negócio.
Em alguns casos, metodologias tradicionais podem ser mais adequadas, levando a um produto robusto e confiável. Por outro lado, o desenvolvimento de vários softwares pode ter melhores resultados se metodologias ágeis forem empregadas, uma vez que elas proporcionam capacidade para times responderem a demandas de usuários e criarem um fluxo de trabalho flexível.
Independentemente da escolha, caso ela seja bem feita, times terão mais agilidade no seu dia a dia, uma vez que a taxa de retrabalho será menor.
2. Conheça as expectativas de clientes e usuários
Para que o direcionamento de metas e tarefas seja feito de forma eficaz, o setor de TI deve ter uma visão abrangente das expectativas de clientes e usuários.
Caso a empresa precise de uma infraestrutura confiável, por exemplo, rotinas de backup de dados e segurança da informação podem ser priorizadas. Assim, malwares passam a ser rastreadas facilmente.
Ao mesmo tempo, se o número de falhas operacionais estiver alto, o setor pode investir em rotinas de manutenção da infraestrutura de TI. O excesso de problemas ao executar rotinas internas irá aumentar a insatisfação de usuários, o que demandará do setor de TI medidas corretivas.
A compreensão da demanda de clientes e usuários pode causar um grande impacto na capacidade do setor economizar tempo na gestão de TI. O planejamento de rotinas e o seu direcionamento será feito de maneira mais eficaz, evitando erros e possíveis conflitos. Assim, técnicos e analistas conseguirão atender às demandas do negócio com agilidade e segurança.
3. Adote métricas operacionais para avaliar o desempenho da equipe
A avaliação do desempenho de profissionais é uma estratégia eficaz para que negócios consigam avaliar a qualidade das suas medidas administrativas e, a partir de processos de análise, identificar pontos que possam ser otimizados.
A sua aplicação no setor de TI pode reduzir o tempo gasto com a resolução de conflitos e erros internos, de tal forma que o gestor possa dedicar mais tempo ao aperfeiçoamento das suas rotinas de governança.
Para que seja capaz de atingir o seu principal objetivo (economizar tempo na gestão de TI), os dados levantados por cada indicador devem ser atrelados a rotinas de feedback. Por meio delas, gestores podem passar dicas para que profissionais otimizem a sua rotina e, assim, passem a ter um fluxo de trabalho eficaz.
4. Invista na automação de processos
A automação tem desempenhado um importante papel em empresas que buscam novas formas de reduzir os seus custos operacionais e ganhar produtividade.
No setor de TI, ela pode ser aplicada em rotinas repetitivas, como as de backup, ou mesmo para monitorar sistemas. Assim, gestores podem direcionar o seus esforços para projetos internos e a busca por um ambiente de trabalho com alta inovação.
As ferramentas de monitoramento, por exemplo, podem ser escolhidas para executar várias funções. A avaliação do desempenho de soluções de TI, por exemplo, passará a ser feita com o auxílio de alertas automáticos, que informam a sobrecarga de sistemas e diminuem o tempo necessário para técnicos aplicarem medidas corretivas. Assim, a companhia terá uma infraestrutura de alta performance e com baixo índice de problemas de disponibilidade.
Fonte: Polo IT
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