4 dicas para economizar tempo na gestão de TI

 

O setor de TI deve estar sempre voltado para atingir objetivos factíveis e se adaptar com agilidade às mudanças do mercado.

 

Nesse sentido, profissionais podem adotar uma série de estratégias para economizar tempo na gestão de TI, aumentando a produtividade da equipe e reduzindo custos. Se você quer conhecer as principais, continue lendo este post!

 

1. Adote metodologias que estejam alinhadas com o perfil de cada projeto

 

Em projetos de TI, a metodologia escolhida possui um grande impacto no resultado final da inciativa. Diante disso, o gestor deve alinhar as habilidades do time que será responsável pela atividade com o perfil do negócio.

 

Em alguns casos, metodologias tradicionais podem ser mais adequadas, levando a um produto robusto e confiável. Por outro lado, o desenvolvimento de vários softwares pode ter melhores resultados se metodologias ágeis forem empregadas, uma vez que elas proporcionam capacidade para times responderem a demandas de usuários e criarem um fluxo de trabalho flexível.

 

Independentemente da escolha, caso ela seja bem feita, times terão mais agilidade no seu dia a dia, uma vez que a taxa de retrabalho será menor. 

 

2. Conheça as expectativas de clientes e usuários

 

Para que o direcionamento de metas e tarefas seja feito de forma eficaz, o setor de TI deve ter uma visão abrangente das expectativas de clientes e usuários.

 

Caso a empresa precise de uma infraestrutura confiável, por exemplo, rotinas de backup de dados e segurança da informação podem ser priorizadas. Assim, malwares passam a ser rastreadas facilmente.

 

Ao mesmo tempo, se o número de falhas operacionais estiver alto, o setor pode investir em rotinas de manutenção da infraestrutura de TI. O excesso de problemas ao executar rotinas internas irá aumentar a insatisfação de usuários, o que demandará do setor de TI medidas corretivas.

 

A compreensão da demanda de clientes e usuários pode causar um grande impacto na capacidade do setor economizar tempo na gestão de TI. O planejamento de rotinas e o seu direcionamento será feito de maneira mais eficaz, evitando erros e possíveis conflitos. Assim, técnicos e analistas conseguirão atender às demandas do negócio com agilidade e segurança.

 

3. Adote métricas operacionais para avaliar o desempenho da equipe

 

A avaliação do desempenho de profissionais é uma estratégia eficaz para que negócios consigam avaliar a qualidade das suas medidas administrativas e, a partir de processos de análise, identificar pontos que possam ser otimizados.

 

A sua aplicação no setor de TI pode reduzir o tempo gasto com a resolução de conflitos e erros internos, de tal forma que o gestor possa dedicar mais tempo ao aperfeiçoamento das suas rotinas de governança.

 

Para que seja capaz de atingir o seu principal objetivo (economizar tempo na gestão de TI), os dados levantados por cada indicador devem ser atrelados a rotinas de feedback. Por meio delas, gestores podem passar dicas para que profissionais otimizem a sua rotina e, assim, passem a ter um fluxo de trabalho eficaz.

 

4. Invista na automação de processos

 

A automação tem desempenhado um importante papel em empresas que buscam novas formas de reduzir os seus custos operacionais e ganhar produtividade.

 

No setor de TI, ela pode ser aplicada em rotinas repetitivas, como as de backup, ou mesmo para monitorar sistemas. Assim, gestores podem direcionar o seus esforços para projetos internos e a busca por um ambiente de trabalho com alta inovação.

 

As ferramentas de monitoramento, por exemplo, podem ser escolhidas para executar várias funções. A avaliação do desempenho de soluções de TI, por exemplo, passará a ser feita com o auxílio de alertas automáticos, que informam a sobrecarga de sistemas e diminuem o tempo necessário para técnicos aplicarem medidas corretivas. Assim, a companhia terá uma infraestrutura de alta performance e com baixo índice de problemas de disponibilidade.

 

Fonte: Polo IT


Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.