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Por outro lado, existem pessoas que travam na hora de conversar e sentem que qualquer diálogo é estranho quando não há intimidade com o outro. É o seu caso? Então, veja essas dicas para ter uma boa conversa:

 

 

SAIBA A HORA DE PUXAR PAPO – O TIMING É TUDO

 

Reprodução Muitas vezes, a outra pessoa não está afim de conversar e você precisa enxergar isso antes de começar a falar no ouvido dela. Preste atenção no ambiente e na ação da pessoa: ela está andando na esteira, por exemplo? Com fones de ouvido? Lendo um livro no ônibus? Concentrada em algo? Então não é uma boa hora de começar a puxar papo com ela. Ter timing é determinante para garantir uma boa conversa. Se você, por exemplo, quer ter um papo sério e importante com seu chefe, tente agendar um horário em vez de puxar o cara pelo braço no meio do expediente. Isso vai garantir que ambos estarão concentrados no diálogo. Se, por exemplo, você não tiver a oportunidade de agendar a conversa e encontrar seu chefe no corredor, peça licença e pergunte qual o melhor horário do dia para falar com ele. O timing também é importante para conversas improvisadas.

 

Talvez você esteja procurando uma maneira de conhecer seu novo vizinho, por exemplo, ou colega de trabalho. Então, não comece uma conversa quando ele estiver entrando no prédio embaixo de chuva, parecendo exausto. Neste ponto, um simples, “Oi, como você está?” Será suficiente. Se alguém está fazendo contato visual com você, pode ser um bom momento para iniciar uma conversa. Por exemplo, se você está andando em uma livraria e a pessoa ao lado olha com frequência para ver qual livro você está considerando, tente falar com ela. Você poderia dizer, “Este parece interessante. Você gosta de biografias?”.

 

 

 

MOSTRE INTERESSE

 

Reprodução Muitos de nós encontramos um número muito grande de pessoas a cada dia. Se você trabalha em uma grande empresa, ou simplesmente vê um monte de pessoas em seu bairro ou na escola de seu filho, por exemplo, pode ser difícil guardar o rosto e relacionar a pessoa ao nome. No entanto, se você chamar as pessoas pelo nome vai conseguir memorizá-lo com mais facilidade. Quando escuta o nome de alguém pela primeira vez, por exemplo, repita-o na conversa. Quando alguém diz, “Oi, eu sou Emily”, você deveria dizer: “É bom te conhecer, Emily”.

 

A repetição imediata irá ajudá-lo a fixar o nome em sua memória. Além disso, é importante fazer boas perguntas. É preciso pelo menos duas pessoas para ter uma grande conversa, obviamente. Então, certifique-se de fazer a sua parte e participar ativamente da discussão. Uma das melhores maneiras de fazer isso é fazer perguntas que permitam que discussão se desenvolva naturalmente. Faça perguntas abertas. Em vez de dizer: “É um bom dia, não é?” Diga: “O que você está planejando fazer pra curtir o dia?”. O primeiro exemplo requer apenas uma resposta “sim” ou “não”, o que poderia ser um beco sem saída para a conversa. Então, faça perguntas que exigem mais de uma palavra. Pergunte coisas que esclareçam o que a outra pessoa está dizendo. Se você está tendo uma conversa com seu filho, por exemplo, tente dizer: “Eu ouvi você dizendo que você está frustrado porque você sente que não tem liberdade suficiente. O que podemos fazer para encontrar uma solução que funcione para todos nós?”.

 

 

 

SAIBA OUVIR

 

Reprodução Seja um ouvinte ativo. Isso significa que você está respondendo e demonstrando envolvimento na discussão. Você pode indicar que está ouvindo ativamente através de pistas físicas e verbais. A escuta ativa faz com que a outra pessoa se sinta valorizada e respeitada, o que é muito importante quando se tenta desenvolver conversas eficazes. Você pode deixar alguém saber que você está ouvindo usando uma linguagem corporal positiva. Certifique-se de fazer contato visual durante toda a conversa. Além disso, tente assentir ou abanar a cabeça nos momentos apropriados. Você também pode fornecer dicas verbais para que alguém saiba que você está envolvido na conversa. Eles podem ser tão simples como “Isso é interessante!” Ou mais substanciais, como “Eu não sabia disso. Você pode me dizer mais sobre?”.

 

Outra maneira de indicar que você está ouvindo ativamente é reafirmar parte da conversa. Tente parafrasear. Por exemplo, você pode dizer: “Que interessante essa sua nova empreitada profissional, você sempre quis seguir por esse lado? Parece que você está realmente animado sobre tentar algo novo”. Lembre-se que ouvir ativamente é pensar sobre o que a outra pessoa está dizendo. Em vez de tentar formular sua resposta, concentre-se em ouvir o que estão dizendo e absorva a informação.

 

 

 

ENCONTRE PONTOS EM COMUM

 

Reprodução Ter uma grande conversa requer que você pense sobre os interesses da outra pessoa. Se você encontrar algo que ambos têm em comum, pode ser um ótimo ponto de partida. Para isso, é possível que você precise fazer várias perguntas, mas o resultado vai valer a pena. Se, por exemplo, você estiver tentando se dar bem com seu cunhado e achar que não tem nada em comum com ele, tente falar sobre uma nova série que você já viu ou um livro que você leu. Talvez você encontre um gosto semelhante. Se tudo mais falhar, vá para algo que as pessoas normalmente gostam. Por exemplo, a maioria das pessoas gosta de boa comida. Pergunte qual é o seu restaurante favorito e siga a conversa naturalmente.

 

 

 

EVITE FALAR DEMAIS

 

Reprodução Um termo bem comum na nossa sociedade é o “over-sharing” que, em tradução livre, significa “compartilhar demais”. Sabe quando você conhece aquela pessoa chata que conta detalhes exagerados sobre a sua vida logo na primeira conversa? Então, não seja essa pessoa. Para evitar que isso aconteça, saiba identificar as situações mais comuns que dão espaço para o “over-sharing”: O Over-sharing acontece quando você está nervoso ou especialmente ansioso para causar uma boa impressão. Por exemplo, se você estiver indo para uma entrevista de emprego importante, respire profundamente antes de entrar na sala. Também tire um momento para pensar sobre o que você vai dizer antes de realmente verbalizar seus pensamentos. Avalie seu relacionamento com a outra pessoa.

 

Antes de compartilhar informações, pergunte a si mesmo: “Essa é a pessoa apropriada para discutir isso?” Por exemplo, você provavelmente não quer discutir hemorróidas com seu colega de trabalho. Ele não precisa dessas informação, e provavelmente ficará desconfortável ao ouvir sobre isso, certo? Por fim, relaxe: seja você mesmo e não fale sobre coisas que não conhece ou assuntos que não domina. Com o tempo, você vai perceber que ter uma boa conversa não é tão difícil assim.

 

 

 

Fonte: Manual do Homem Moderno


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