Que tal aproveitar o tempo livre para curtir um momento de descontração em família? Jogar baralho é uma ótima opção para interagir com os pais, filhos e até avós. Afinal, existem diversos jogos, dos mais difíceis aos mais fáceis.

 

Canastra

A canastra é um jogo bem parecido com buraco, com diferença que as canastras são feitas com 7 cartas com o mesmo número. As trincas vermelhas valem 100 pontos cada, e o conjunto de 4 canastras vermelhas valem 800 pontos. Já as trincas pretas têm pontuação nula. O jogo termina quando algum jogador atingir 5000 pontos.

 

Can-can

 

O Can-Can é um jogo super divertido para ser jogado entre 5 e 12 jogadores, e parece muito o jogo do Uno. Cada jogador recebe sete cartas, e uma carta é virada do monte. Em seguida, cada jogador deve deixar uma carta no monte, sempre com o mesmo número ou mesmo naipe da última carta no monte. Quando sobrar apenas 1 carta em sua mão, você deve lembrar de dizer “Can-Can”. Mas fique esperto, pois se esquecer, deve comprar 5 cartas.

 

Burro

 

Burro é um jogo bem fácil para jogar com a galera. O objetivo é ficar sem cartas na mão, e o último jogador que permanecer com cartas na mão é o burro. Cada jogador recebe três cartas, e um jogador começa deixando na mesa sua carta de maior valor. O jogador seguinte precisa jogar uma carta de mesmo naipe que a anterior, se ele não tiver na mão, tem que comprar do monte, e assim por diante. O jogador que deixar a carta de maior valor pode começar a próxima rodada.

 

Buraco

Quem nunca jogou um Buraco entre amigos ou família? Um partida pode ser feita entre duas pessoas ou entre duas duplas. Utiliza-se dois baralhos completos, totalizando 104 cartas. Cada jogador começa com 11 cartas. O objetivo é baixar todas as cartas da mão, e isso acontece quando o jogador tem a partir de três cartas do mesmo naipe em sequência. É um jogo que envolve estratégia, inteligência e sagacidade.

 

Paciência

 

Se estiver sozinho, pode optar por jogar paciência. O jogo é super simples e requer apenas um baralho completo. Faça um monte de sete cartas viradas para baixo, depois uma de seis, outra de cinco e assim por diante, até o monte com apenas uma carta. Vire a primeira carta de cada monte para cima, totalizando sete, e o resto das cartas forma o monte de compra. O objetivo do jogo é formar a sequência de mesmo naipe de Ás à K, só que para movimentar as cartas, você só pode colocar na sequência de cores diferentes, por exemplo, o cinco vermelho só pode ser colocado em cima de um 6 preto. Quando uma coluna for esvaziada, você pode virar uma carta, e se ela ficar vazia, você consegue começar uma sequência a partir do Rei.

 

Fonte: Guia da Semana.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.