Depois de muito estudo e dedicação, você conseguiu: foi aprovado no curso que tanto sonhou. Nessa nova fase, a universidade trará muitas novidades, sua rotina passará por mudanças radicais e é a hora de encarar desafios diferentes dos que você enfrentou até então. Está preparado? Nós conversamos com o Coordenador do Curso Poliedro, Vinícius Haidar, e com Adriano Guimarães, CEO do Prova Fácil, plataforma de gestão de avaliações, e especialista em educação, para te ajudar nesse momento.

 

Segundo Vinícius, a palavra-chave para aproveitar os primeiros meses de faculdade da melhor maneira possível é proatividade. Essa é a fase para conversar com alunos, professores e coordenadores para mergulhar nesse universo.

 

Conheça e crie amizades com os alunos de sua turma e também com os veteranos, peça dicas de estudos, de professores, de matérias e de lugares e atividades que a faculdade tem a oferecer.

 

Além disso, procure conhecer todo o funcionamento da instituição, como horários de funcionamento da biblioteca, conheça e participe de alguma entidade que seja do seu interesse, pois esses processos possibilitam que você crie novos laços e se identifique com a faculdade.

 

Mas vale lembrar: nada de deixar os estudos de lado. Sair, ir para as festas, conhecer pessoas novas, praticar e treinar as modalidades esportivas, tudo isso é importante e ajuda muito no começo, mas manter um equilíbrio entre diversão e os estudos fará toda a diferença para não se arrepender lá na frente, quando chegar ao final do curso.

 

Os especialistas elencaram os cinco maiores desafios dos primeiros meses de faculdade. Confira:

1. Adaptação à nova rotina
Um dos grandes desafios no início da faculdade é a adaptação, pois tudo é muito diferente da escola ou do cursinho. Pela rotina ser diferente, é importante ter calma para conhecer e se adaptar aos horários, lugares, às pessoas etc. “Lembre-se que este é um período especial, de muito crescimento e amadurecimento pessoal. Pode não ser um processo fácil, você encontrará muitos desafios, mas com certeza aprenderá muito também”, afirma Vinícius.

 

2. Novas amizades
Segundo o coordenador, outro grande desafio são as novas amizades. Você vai conhecer muitas pessoas diferentes ao longo do curso, com histórias e origens muito distintas. Será uma excelente oportunidade para conhecer universos diferentes do seu.

Essas pessoas serão parte fundamental da sua rede de contatos, inclusive para o mercado de trabalho. Manter bons contatos é fundamental no mundo corporativo. Além disso, fazer novas amizades ajudará a aproveitar melhor esta época de faculdade e todas as experiências que terá no período. Todos estão passando pela mesma coisa, então ajudar uns aos outros é importante.

 

3. A faculdade e sua infraestrutura
A faculdade tem uma estrutura diferente da escola ou do cursinho onde estudou. Novas salas de aula, os equipamentos, laboratórios, prédios etc. Por isso, no início é importante explorar as áreas, passear, conhecer, para que a adaptação aconteça rapidamente e você consiga se localizar e sempre encontrar o que precisar.

 

4. Mudança de professores
As matérias, a didática e principalmente os professores serão muito diferentes do que teve na escola. Na faculdade, o estudante precisa ter mais proatividade, ir atrás do conhecimento, pesquisar e estudar. “Os professores não vão cobrar resultados, como na escola, acompanhando o desenvolvimento individual, pois você precisa criar a responsabilidade sobre o próprio estudo, uma habilidade fundamental a ser desenvolvida para quando estiver no mercado de trabalho”, diz Vinícius.

 

5. Ritmo e organização dos estudos
Nessa etapa o ritmo de estudos e sua organização precisarão ser diferentes do que fazia no colégio. Muitos alunos estudam na escola para tirar nota na prova e passar de ano, ou no cursinho para passar no vestibular. Mas na faculdade, apesar de muitos alunos ainda seguirem com esse pensamento, é fundamental focar no aprendizado e criar uma rotina.

 

“Muitos querem apenas participar dos jogos, esportes, das viagens, atividades extracurriculares, que são importantes também, mas esquecem dos estudos. Seguir o ritmo para aproveitar a parte acadêmica e as atividades extras leva tempo, mas vale a pena”, finaliza o coordenador.

 

Fonte: Guia do Estudante.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.