É verão! E a busca pela cor da estação exige um pouco de dedicação e, principalmente, cuidados para evitar que a pele descasque e se mantenha saudável e hidratada após a exposição ao sol.

 

Apesar disso, é muito comum prestarmos atenção a esse detalhe depois que tomamos banho de sol e, na maioria das vezes, excedemos o contato com os raios solares, sem nos atentarmos muito para a prevenção do problema.

 

De acordo com a dermatologista Annia Cordeiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e diretora da Clínica da Pele Annia Cordeiro, a descamação da pele é apenas uma das consequências da exposição ao sol desprotegida. “O banho de sol sem proteção ou com pouca proteção pode fazer com que os raios ultravioleta danifiquem o DNA das células. Em longo prazo, isso pode fazer com que as células passem a funcionar de forma errada e isso pode ocasionar um câncer de pele”, alerta a dermatologista.

 

Quando tomamos sol em excesso a pele queima e fica com uma inflamação, por isso, é comum sentir incômodo na região. Assim que a inflamação melhora, a pele cai e o organismo produz uma nova pele. O problema é que ficar com a pele descascando, além de ser incômodo, pode ocasionar manchas.

 

“Use filtro solar”, já diria Pedro Bial 

Para evitar que esse problema aconteça é necessário que sejam realizados alguns cuidados antes, durante e após a exposição solar. Confira o que fazer para evitar que sua pele descasque:

 

Descamar depois de tomar sol sem proteção é uma situação muito comum – e bastante indesejada também. Por isso, o uso do filtro solar é a principal forma de proteger a pele dos raios solares.

 

Isso porque esses produtos contam com substâncias que penetram na pele e formam uma camada protetora contra os raios UVA, que acelera o envelhecimento da pele, e UVB, responsável pelo câncer de pele. Além disso, o protetor solar ajuda a prevenir o aparecimento de manchas e envelhecimento precoce na pele.

 

Mas como usar o filtro solar do jeito certo? 

Para alcançar os melhores resultados, vale lembrar que é necessário aplicar o protetor solar cerca de meia hora antes da exposição ao sol, com a pele seca. Essa é a orientação da SBD. Alguns produtos disponíveis no mercado atualmente oferecem proteção imediata. O diferencial precisar estar sinalizado no rótulo do produto.

 

E não se pode esquecer de reaplicar o produto a cada 2 a 3 horas, sendo que esse intervalo pode ser menor se houver contato com a água ou excesso de transpiração. Também é importante utilizar um filtro solar que seja compatível com o tipo de pele, caso contrário, pode haver a ocorrência de alergias na pele.

 

Fonte: Catraca Livre

 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.