Todos querem ir para Portugal. De uns anos para cá, o país começou a receber um fluxo enorme de turistas –só em Lisboa, o número de visitantes aumentou mais de 10% em relação a 2009. Sorte a nossa, que, graças à língua e às afinidades históricas, temos um pouco mais de facilidade para explorar o que o país tem de melhor.

 

A começar pela capital, que está repleta de coisas legais para ver (aqui tem uma listinha básica do que fazer em Lisboa em 3 dias).

 

Nós, do 360meridianos, temos bastante experiência quando o assunto é Portugal. A Luíza Antunes, uma das autoras do blog, viveu lá por alguns anos e estudou o turismo do país. Agora, vamos compartilhar algumas dicas para deixar o planejamento de viagem mais prazeroso.

 

Aprenda a economizar

 

Portugal é um destino barato, ainda mais se comparado a países vizinhos. Mas quanto menos dinheiro gasto, melhor. Então vale seguir as recomendações: a melhor época de comprar passagem é com entre 4 e 2 meses de antecedência. Vale planejar antecipadamente a hospedagem também, principalmente se o roteiro incluir lugares bem turísticos como o Algarve. Comer não costuma ser caro. Com 15 euros por dia dá para se alimentar bem. De resto, é bom explorar as opções gratuitas de lazer e locomoção: andar pelas ruas a pé já é uma atividade turística bem enriquecedora, dependendo de onde você estiver.

 

Portugal

 

Não se confunda com o idioma

 

A língua é igual, mas é diferente. Se uma coisa é interessante ou divertida em Portugal, ela não é “legal”. É “fixe”. Xícara é chavena, banheiro é casa de banho, celular é telemóvel, trem é comboio, ônibus é autocarro. A diferença entre os dois jeitos de falar parece pequena, mas pode te colocar em apuros na hora de pedir informação na rua, ou mesmo de comprar um pequeno almoço (que, por sinal, é o mesmo que o nosso café da manhã). Então, prepare-se para falar em português de Portugal antes de embarcar.

 

portugal viagem

 

Explore o mapa do país

 

Portugal é um país pequeno. Mas tem tantas cidades e lugares incríveis para conhecer que é preciso se esforçar para montar um roteiro que faça sentido geograficamente. Então, abra logo um mapa do país e decore mais ou menos em que ponto fica cada lugar. Ainda precisa de ajuda? A gente preparou roteiros de 15, 20 e 30 dias por Portugal, já com as sugestões de lugares e dicas detalhadas de locomoção, distâncias e tempo. Você pode seguir à risca ou adaptar do seu jeito.

 

Fuja do óbvio

 

Já ouviu falar no Parque Natural da Serra do Gerês? E S. Pedro de Moel, Vale do Douro, Piódão? Vale dar aquela pesquisada no Google, porque umas escapadas do roteiro tradicional podem te fazer descobrir o lado oculto de Portugal e te livrar dos lugares cheios. Chegar ao Portugal mais profundo pode exigir um esforço a mais – trilhas, passeios de barco, caminhos por onde não passam ônibus. Mas acredite: vai compensar colocar no seu roteiro esses lugares diferentões.

 

Prepare-se para viver a cultura local

 

No mês de maio, Braga se transforma na Roma Antiga: você verá gente fantasiada e barracas com comidas e bebidas daquela época, séculos atrás. Já em setembro, em Coimbra, universitários fantasiados tomando banho de rio são comuns na Latada, festa típica de recepção dos novos alunos da universidade. O 25 de abril tem um significado especial: é a data em que o país comemora a Revolução dos Cravos. Antes de viaja, confira quais são as festas típicas que acontecem na época do seu passeio. As cidades estarão mais cheias, mas pode ser uma experiência e tanto ver de perto manifestações culturais e históricas.

 

Aprenda a se locomover

 

Caso você esteja viajando com mais de uma pessoa, alugar carro pode sair mais barato que o transporte público. Esse é o melhor jeito de viajar se você vai visitar várias cidades em um dia, ou se quer conhecer o interiorzão do país. Já ônibus ou trem bastam caso passe por Lisboa, Coimbra, Porto ou Braga, cidades maiores. Agora, escolher entre o autocarro e o comboio é uma questão de gosto: trem é mais confortável, mas é mais fácil comprar passagem de ônibus de última hora.

 

Lembre-se das regras

 

Por último, mas não menos importante. Enquanto estiver planejando sua ida a Portugal, não se esqueça de que valem as regras básicas de viagens à Europa: contrate um seguro viagem abrangente, chegue com o visto adequado para turismo, atente-se para o local de desembarque na Europa, tenha comprovantes de hospedagem ou carta-convite em mãos, prove que tem dinheiro suficiente para se manter lá durante a estadia, e entenda como funciona o Tratado de Schengen para não se confundir caso vá passar por outro país.

 

Fonte:  Catraca Livre


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.